Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes promove formação para mais de 1,9 mil profissionais nesta sexta

Secretaria de Educação

Os encontros formativos serão para Auxiliares de Desenvolvimento da Educação, que atuam em creches e escolas de educação infantil, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e profissionais do transporte escolar

30 de abril de 2024

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizará nesta sexta-feira (03/05), três encontros formativos para mais de 1,9 profissionais. No Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, estarão os Auxiliares de Desenvolvimento da Educação, que atuam em creches e escolas de educação infantil e no Cemforpe, serão duas turmas de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs). A programação conta ainda com o 1º Encontro de Condutores e Monitores do Transporte Escolar. Neste dia, as unidades escolares da rede municipal farão o Conselho de Classe/Turma do 1º Bimestre.

“Estas formações são oportunidades para aprimorar habilidades e valorizar os profissionais que atuam no dia a dia das nossas escolas. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação. São encontros que reforçam nosso compromisso com a excelência na educação infantil em Mogi das Cruzes”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger. “Um dos destaques do dia é a Primeira Infância, uma prioridade para nossa cidade com o programa Mogi - Cidade da Criança”, completou.

A formação, organizada pelo Departamento Pedagógico, atenderá mais de 1,2 mil ADIs das creches subvencionadas e municipais, divididos em dois períodos no Cemforpe. O tema principal será a palestra "Um banho de linguagem: A Literatura e as Infâncias", com o chefe de Divisão de Educação Básica, Mitch Almeida, que abordará a inter-relação entre literatura e infâncias. O encontro também terá uma mediação de leitura e uma apresentação cultural com o grupo BaiLaporte, da EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta (Jundiapeba).

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) receberá profissionais que atuam nas cozinhas de creches e escolas de educação infantil da rede municipal no Auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes para uma conversa sobre a alimentação das crianças na Primeira Infância. A equipe técnica do departamento elaborou a Cartilha da Alimentação Saudável na Primeira Infância, documento que trata desde o aleitamento materno até a evolução alimentar dos pequenos.

O 1º Encontro de Condutores e Monitores do Transporte Escolar Municipal, organizado pelo Departamento de Gestão de Operações, na Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes, reunirá cerca de 300 participantes, entre motoristas e monitores do transporte escolar municipal, profissionais contratados e técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana. Os temas abordados serão a formação de condutores e monitores do transporte escolar, o trabalho com as crianças, situações de emergência e o tráfego com equilíbrio.