Estudantes vencedores da 1ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes se apresentam no Theatro Vasques

Secretaria de Cultura

17 de maio de 2024

Na manhã desta quinta-feira (16), foi realizada a cerimônia de encerramento da 1ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes (Olimc), no Theatro Vasques, com a apresentação dos primeiros colocados nos segmentos de audiovisual, dança, teatro e música. Ao todo, foram nove projetos apresentados para mais de 300 pessoas presentes no equipamento cultural, com entrada franca.

O público acompanhou de perto os jovens artistas da região que tiverem seus trabalhos condecorados pelo time de profissionais da Secult, na Comissão Avaliadora da Olimc. A primeira edição do evento abordou como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que busca promover ações em prol de um mundo mais justo, igualitário e sustentável.

A ação da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, contou com a participação dos estudantes da Escola Municipal Coronel Almeida, em parceria com a Secretaria de Educação, com um público de aproximadamente 300 pessoas que lotou o teatro municipal.

Abrindo as apresentações do dia, a primeira colocação no segmento de dança de duas alunas da Escola Estadual Professora Sueli Oliveira Silva Martins, com a obra intitulada "ColoridaMente".

Na sequência, foi exibida a produção que levou o primeiro lugar na categoria de audiovisual com a película cinematográfica "Tempos de Glória" da E.E. Professora Rosa Maria de Souza.

Foram realizados também dois espetáculos teatrais com os dois primeiros colocados, no segmento. A E.E. Vereador Alcides Celestino Filho, ficou com o 2º lugar da categoria, com a peça "À Beira do Abismo". A encenação "Diga Não à Discriminação" da E.E. Doutor Arlindo Aquino de Oliveira ganhou a prêmio da modalidade.

Pela categoria música, três escolas ficaram empatadas na segunda colocação da 1ª Olimc, e juntamente com o campeão do segmento agitaram o público presente no Theatro Vasques.

Na segunda posição, o Grupo Identidade, da E.E. Narciso Yague Guimarães apresentou a composição autoral de samba dos jovens músicos. Já os alunos da E.E. Prof. Osmar Teixeira cantaram o rap "Estudar por quê?". Ainda na segunda colocação de música, a E.E. Américo Sugai, subiu ao palco com o espetáculo "Coral", composto por diversos estudantes.

Por fim, a E.E. Professora Laurinda Bastos, faturou a primeira colocação da modalidade de música com o rap intitulado "Maria da Penha", conscientizando os presentes sobre respeito.

É válido destacar que todos as quatro escolas que tiveram destaque nas duas primeiras posições do segmento música, gravaram e receberam suas produções musicais feitas no Estúdio Municipal de Áudio e Música.

Realizada em 2023, a primeira edição do evento foi um sucesso e contou com a participação de 25 escolas de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis, com a inscrição de 49 projetos e um total de 432 estudantes envolvidos. Foram aceitas propostas nos segmentos de artes visuais, audiovisual, criação e apresentação literária, dança, música, patrimônio histórico e teatro. Os três primeiros colocados de cada segmento receberam um troféu pela participação, em dezembro do ano passado.

O primeiro colocado em artes visuais reabriu as portas da Galeria Wanda Barbieri com a exposição "Raízes e Asas: o legado artístico de Mogi em evolução".

A ação conta com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes.

Os interessados em participar da próxima edição já podem realizar as inscrições para a 2ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes, até o dia 5 de julho.