Dia D de vacinação contra a Febre Amarela

Mogi das Cruzes promove neste sábado (13/01) uma ação especial de vacinação contra a febre amarela. O serviço estará disponível em 19 unidades de saúde, das 8h às 17h, além de seis postos volantes, com horários específicos (veja relação abaixo). De 15 a 19 de janeiro, a campanha também ganhará o reforço de postos volantes no Terminal Central, Terminal Estudantes, Poupatempo, Mercado Municipal e Feira Noturna do Mogilar (cada dia em uma unidade). Além dessa ação especial, a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde e de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h30.

Por que tomar a vacina

Somente na Região Metropolitana de São Paulo, já foram confirmadas três mortes por febre amarela. Todas as vítimas passaram pela cidade de Mariporã, que tem uma grande área de mata. Apesar de ser prioritária para quem mora ou trabalha em zonas rurais e regiões de matas, é importante que todos os moradores sejam imunizados, desde que não tenham restrições.

Quem não pode tomar a vacina

A vacina contra a febre amarela é aplicada em dose única e válida por toda a vida, mas não podem tomá-la crianças menores de 9 meses, gestantes, mulheres que amamentam bebês de até 6 meses de vida, pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, pacientes com câncer, pacientes infectados pelo HIV, pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e pacientes submetidos a transplantes de órgãos.

Postos de Vacinação no dia 13 de janeiro (das 8h às 17h):

• UBS Biritiba Ussú
  • UBS Quatinga
  • UBS Santo Ângelo
  • UBS Taiaçupeba
  • UBS Vila Moraes
  • UBS Jardim Camila
  • UBS Nova Jundiapeba
  • UBS Jardim Santa Tereza
  • UBS Vila Natal
  • UBS Alto do Ipiranga
  • UBS 24h Jardim Universo
  • UBS 24h Jundiapeba
  • USF Jardim Aeroporto 3
  • USF Jardim Layr
  • USF Jardim Planalto
  • USF Santos Dumont
  • USF Cocuera
  • USF Nove de Julho
  • USF Toyama

Unidades volantes no dia 13 de janeiro:

• Boa Vista: Escola Municipal Primo Villar, das 9h às 12h
  • Aroeiras: Igreja de Aroeira - Associação de Bairro, das 13h às 16h
  • Chácara dos Baianos: Escola Municipal João Antônio Batalha, das 8h às 15h
  • Pindorama: Escola Municipal Dom Paulo Rolim Loureiro, das 9h às 12h
  • Barroso: Escola Municipal Luiz de Oliveira Machado, das 13h às 16h
  • Manoel Ferreira: Escola Estadual Paulo Tapajós, das 9h às 12h

Unidades volantes de 15 a 19 de janeiro:

• 15/01 - Terminal Central, das 9h às 16h
  • 16/01 - Terminal Estudantes, das 9h às 16h
  • 17/01 - Poupatempo, das 9h às 16h
  • 18/01 - Mercado Municipal, das 9h às 16h
  • 19/01 - Feira Notura do Mogilar, das 18h às 22h

Perguntas Frequentes

A diferença é o vetor: na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue. Na mata, pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Apesar disso, o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença resultante da infecção. Desde 1942, o Brasil não registra casos de febre amarela urbana e todos os esforços das autoridades de saúde são para evitar a urbanização da doença.

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.

A febre amarela silvestre é transmitida pela picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações a beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.

A única forma de evitar é através da vacinação. Outro cuidado é o uso de repelentes, que também ajudam a evitar doenças como dengue chikungunya e zika vírus, além do uso de calças compridas e blusas de mangas longas em regiões de mata. Já os bebês devem ser protegidos com mosqueteiros nos carrinhos e berços.

Locais que têm matas e rios onde existe o vírus, hospedeiros e vetores são identificados como áreas de risco. Mogi das Cruzes não tem registros de febre amarela, em macacos ou humanos, até o momento. A Prefeitura está trabalhando de forma preventiva para evitar a doença.

Sim. Quem frequenta áreas de trilhas em matas deve tomar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência ao passeio.

• Crianças menores de 9 meses
  • Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza
  • Pacientes com câncer
  • Pacientes infectados pelo HIV
  • Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores)
  • Pacientes submetidos a transplantes de órgãos
  • Gestantes

Em caso de dúvida, procure uma unidade ou ligue para 4798-6736.

Sim. Qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo, que vive nas áreas endêmicas ou que visitam essas áreas sem ter sido vacinada.

De três a seis dias após ter sido infectada.

• Febre de início súbito e calafrios
  • Dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral
  • Náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza
  • Icterícia (coloração amarelada na pele e no branco dos olhos)
  • Sangramentos

Cerca de 20 a 50% das pessoas que desenvolvem a doença grave podem morrer.

Procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem ou visita para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Leve sua caderneta de vacinação.

O tratamento é sintomático. Não há nenhum tratamento específico.

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa ou de animais para pessoas. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.

Áreas prioritárias:

• Aroeiras