01

Fevereiro

Palavra de Stela

Palavra de Stela é inspirado na vida e na obra poética de Stela do Patrocínio. Nascida em 1941, aos 21 anos de idade foi internada no Centro Psiquiátrico Pedro II, onde foi diagnosticada como psicopata e esquizofrênica. Quatro anos depois, foi transferida para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, onde permaneceu internada até sua morte em 1992.

Durante seus anos de isolamento, Stela desenvolveu um discurso poético. Seu “falatório”, carregado de angustias, retrata a rotina manicomial e, sobretudo, revela sua visão da vida, do mundo e de si mesma.

Palavra de Stela é um espetáculo solo, no qual - de um modo particular, poético, metafórico e até mesmo lúcido de sua condição - a personagem narra sua trajetória, expõe seu cotidiano e revela seu olhar de perplexidade diante da vida e dos seres humanos.

O espetáculo

A criação do espetáculo tomou por base o registro em áudio da obra de Stela do Patrocínio realizado na década de 1980 pelas artistas plásticas Neli Gutmacher e Carla Guagliardi, o qual foi, posteriormente, transcrito e organizado por Viviane Mosé em um livro. Elias Andreato, que também assina a direção, escreveu o texto
especialmente para Cleide Queiroz.

Com quase 50 anos de carreira em teatro, cinema e televisão, a atriz traz uma relação muito pessoal com a temática proposta pois, é uma mulher negra que durante sua adolescência conviveu com a internação de sua mãe esquizofrênica.

Ficha técnica

Texto: STELA DO PATROCÍNIO
Adaptação e Direção: ELIAS ANDREATO
Elenco: CLEIDE QUEIROZ
Preparação Vocal e Assistência de Direção: RAPHAEL GAMA
Desenho de Movimento: ROBERTO ALENCAR
Música Original e Arranjos: JONATAN HAROLD
Cenografia e Figurino: MIRA HAAR
Desenho de Luz: ELIAS ANDREATO
Fotografia: JOÃO CALDAS
Coordenação do Projeto: CARLOS MORENO
Direção de Produção: SONIA KAVANTAN
Realização: CIC PRODUÇÕES ARTÍSTICAS