Diálogo Aberto: Fórum de Teatro Estudantil - FESTEMC 2018

Na próxima segunda-feira (19/02), a partir das 19 horas, a Secretaria Municipal de Cultura vai promover o primeiro encontro de 2018 do programa Diálogo Aberto. Será o Fórum de Teatro Estudantil, iniciativa que tem como objetivo coletar sugestões e opiniões sobre o regulamento para 2018 do Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes – FESTEMC. A participação é gratuita e o encontro acontecerá no prédio-sede da Banda Santa Cecília.

O público-alvo da reunião são grupos de alunos engajados na produção teatral, que já participaram ou pretendem participar do Festival. O mote da discussão será o caráter do festival, tendo em vista que há muitos anos existe o questionamento se o FESTEMC deveria ou não ser um evento competitivo.

A meta é alinhar os discursos, sanar dúvidas e estimular a participação neste, que é um dos mais tradicionais festivais culturais realizados pelo município.

Quem comandará o encontro é o responsável pela Divisão de Teatro da Secretaria de Cultura, Michael Meyson, que já vem organizando e acompanhando o evento ao longo dos últimos anos.

Presente no circuito cultural de Mogi das Cruzes desde a década de noventa, o FESTEMC foi instituído pelo TEM – Teatro Experimental Mogiano e assumido pelo grupo TWL – Ousadia entre 2010 e 2013. A partir de 2014, o Festival Estudantil passou para a tutela da Secretaria Municipal de Cultura, como forma de reconhecimento da história do teatro estudantil na cidade. Esta será, portanto, a quinta edição com organização municipal.

O objetivo principal do FESTEMC é fomentar o fazer artístico nas escolas e estimular as produções estudantis e amadoras de teatro na cidade de Mogi das Cruzes. A realização também se propõe a promover a integração do grupo escolar, a geração de público para atividades culturais, incentivo e motivação para práticas artísticas e para a arte-educação.

Mais informações sobre o Fórum de Teatro Estudantil podem ser obtidas pelo telefone 4798-6988. O prédio-sede da Banda Santa Cecília fica na rua Dr. Corrêa, 522, no Centro Histórico do município. (Lívia de Sá)