Primeiro túnel do Complexo Viário Tirreno Da San Biagio deve ser entregue em novembro

Secretaria de Urbanismo

11 de junho de 2016
Bertaiolli, Chavedar e Tulio Da San Biagio observam o túnel 2, cujas frentes de trabalho se encontraram nesta segunda-feira, dia 11 de julho

As duas frentes de escavação do túnel 2 do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio se encontraram nesta segunda-feira (11/06) pela manhã, embaixo da linha férrea, e com isso a passagem que ligará as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa deve ser entregue no mês de novembro. A previsão foi feita pelos engenheiros ao prefeito Marco Bertaiolli, que acompanhou os trabalhos e destacou o bom andamento da obra, ao lado do empresário Tulio Da San Biagio, filho do empresário que dá nome ao complexo, além de secretários municipais.

"Agora que as duas frentes de escavação se encontraram, vencemos a etapa mais complexa do trabalho e a próxima fase será nivelar o piso e realizar as etapas que restam para a entrega do túnel 2. Pelo andamento da obra, podemos informar de forma oficial que este túnel será entregue pronto no mês de novembro, um mês antes do que estava prevista inicialmente. Isso acontecerá, portanto, antes do Natal e daquele período em que a região central fica naturalmente agitada, com as compras de final de ano", disse Bertaiolli.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, o túnel 2 (Ricardo Vilela - Hamilton da Silva e Costa) atingiu 73% de seu cronograma de execução, enquanto o túnel 1 (Cabo Diogo Oliver - Adhemar de Barros) está com 2%. A obra em seu total chegou a 48%. Chavedar explicou que nos próximos dias serão executados serviços de reforço estrutural da parte superior do túnel, bem como a continuação dos serviços de impermeabilização e de revestimento secundário das paredes e lajes

Todo o entorno da obra está liberado para os pedestres, com o objetivo de favorecer o comércio e não atrapalhar as vendas dos lojistas. O contato entre a Prefeitura e os comerciantes vem sendo realizado pela Associação Comercial. Atualmente, 200 funcionários trabalham em toda obra. O trabalho, assim, ajuda na geração de empregos e de oportunidades em meio à crise econômica que afeta o País.

O investimento total na obra será de R$ 128.851.445,30, sendo R$ 98.166.000,00 em recursos federais liberados pelo Ministério das Cidades (Pró-Transporte) e R$ 30.685.445,30 em recursos municipais. O consórcio responsável pelo trabalho é formado pelas empresas Engeform e Serveng. O Túnel 2 terá 298 metros, ligará as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa, enquanto o Túnel 1, com 426 metros, fará a ligação entre as ruas Cabo Diogo Oliver e avenida Governador Adhemar de Barros. (MAS)