Passagem de pedestres da Rua Braz Cubas será interditada na segunda-feira

Secretaria de Urbanismo

03 de outubro de 2016

A passagem de pedestres na esquina das ruas Ricardo Vilela e Braz Cubas será interditada na manhã da próxima segunda-feira (22) em mais uma etapa das obras de construção da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral. O fechamento foi comunicado na quinta-feira (18/8) pela Prefeitura e vai durar uma semana, com rotas alternativas para as pessoas acessarem a Praça Oswaldo Cruz e a Estação de Mogi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em reunião com comerciantes e moradores, realizada na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o secretário municipal João Francisco Chavedar, de Planejamento e Urbanismo, explicou que a interdição da passagem de pedestres é necessária para que possam ser realizadas obras de drenagem de águas superficiais e implantação de pavimento provisório no trecho, visando a reabertura da rua Ricardo Vilela ao tráfego no próximo mês. A previsão é de que no dia 19 de setembro a via seja liberada aos veículos até a Rua Princesa Isabel de Bragança. "Vamos instalar uma galeria de 1,5 metro na Rua Braz Cubas para captar a água que vem das ruas do Centro e transferir para a Avenida Governador Adhemar de Barros. E não dá para fazer uma obra de drenagem como essa sem interditar a passagem dos pedestres e, consequentemente, isolar o trecho. É mais um sacrifício que estamos pedindo aos comerciantes para que, em setembro, todo aquele trecho esteja liberado aos pedestres e veículos", disse o secretário Chavedar. A interdição da passagem de pedestres da Rua Braz Cubas vai ser de 22 a 28 de agosto. Faixas serão colocadas em pontos estratégicos para orientar as pessoas que, no período, terão de usar rotas alternativas. Ao sair da Estação de Mogi, o pedestre terá a opção de seguir pela Rua Princesa Isabel de Bragança para acessar o Centro ou, então, atravessar para o outro lado da Praça Sacadura Cabral, na calçada da lotérica e das Lojas Americanas. As mesmas rotas servem para quem vem da Praça Oswaldo Cruz com destino à estação. Nos próximos dias, os tapumes que isolam a obra também serão substituídos por cerquites, que são estruturas vazadas, que vão ampliar a visibilidade para o comércio. Eles vão permanecer até o dia 19 de setembro, quando toda essa região da Praça Sacadura Cabral deverá ser liberada aos pedestres e os carros poderão voltar a transitar pela Rua Ricardo Vilela até a Princesa Isabel de Bragança. "Só não teremos, ainda, a parte da urbanização que será feita posteriormente, num projeto a ser discutido em conjunto com os comerciantes e moradores", ressaltou o secretário de Planejamento. O secretário adjunto do Transportes, Fábio Vega, participou da reunião e antecipou algumas ações que serão adotadas para a liberação da Rua Ricardo Vilela ao trânsito, em setembro. Uma delas é a adoção do "trafic calm" na via, com os carros circulando em baixa velocidade. Também serão estudadas questões relacionadas aos taxistas e a carga e descarga.