Ação Integrada de Segurança será modelo para todo o Estado de São Paulo

Secretaria de Segurança

03 de outubro de 2016

O projeto Ação Integrada de Segurança, realizado em Mogi das Cruzes com a participação do Ministério Público, Prefeitura e Polícias Militar e Civil, deverá ser modelo para todo o Estado de São Paulo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (05/09), durante reunião com representantes dos órgãos que fazem parte do trabalho, que contou com as presenças do prefeito Marco Bertaiolli e do coordenador do Centro de Apoio às Promotorias Criminais, Levy Emanuel Magno. O centro é ligado à Procuradoria-Geral do Estado. "O projeto é muito interessante, acho fantástico. Nosso propósito é a integração. Em outubro, faremos uma reunião na Procuradoria-Geral do Estado, com transmissão ao vivo para todo o estado para que os promotores possam conhecer. Acho a ideia excelente. Vou me aprofundar e quem sabe conseguiremos replicar nesta experiência", disse Magno. A Ação Integrada de Segurança foi assinada em janeiro de 2015 e tem a participação do Ministério Público, Prefeitura e Polícias Militar e Civil para propor e realizar ações conjuntas ou isoladas para a melhoria do setor no município. Além disso, são feitas reuniões trimestrais para que sejam discutidos os resultados e os próximos passos. Um dos pontos estabelecidos pelo projeto foi a elaboração de um Plano Municipal de Segurança, que está em fase final. O texto já foi discutido entre os participantes e, na reunião desta segunda-feira, ficou definido que será realizada uma audiência pública no dia 20 de setembro, às 19 horas, no novo auditório do prédio sede da Prefeitura. "O Plano de Segurança trará todas as informações e diretrizes sobre o setor na cidade. Será também uma consolidação das leis municipais de segurança e a intenção é que ele seja aprovado até o final deste ano, para que este trabalho que estamos desenvolvendo seja perene", disse Bertaiolli. O prefeito também lembrou que até o mês de outubro, além do Plano Municipal de Segurança, a Prefeitura pretende encaminhar para análise dos vereadores o projeto de lei para o Fundo Municipal de Segurança e a revisão do Código Municipal de Posturas.