Expo Mogi 2016 tem recorde de público e vai entrar no calendário oficial do município

Secretaria de Cultura

03 de outubro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli recebeu a imprensa na manhã desta segunda-feira (05/08) para apresentar um balanço da Expo Mogi 2016, a festa em comemoração ao aniversário de 456 anos de Mogi das Cruzes, que foi realizada entre os últimos dias 1 e 4 de setembro, no espaço do Pró-Hiper. Bertaiolli também assinou o anteprojeto que objetiva inserir a festa no calendário oficial do município, o que vai garantir que ela seja realizada anualmente. O documento passará pela apreciação do Conselho Municipal de Cultura (COMUC) antes de seguir para votação na Câmara Municipal. "A Expo Mogi deste ano teve recorde absoluto de público. Foram 145 mil pessoas frequentando a festa de quinta-feira (01/09) a domingo (04/09) e no sábado (03/09) tivemos um recorde isolado, de 50 mil pessoas prestigiando o show com a dupla Victor e Leo. Pela primeira vez na história da Expo fomos obrigados a fechar os portões, para impedir a superlotação da festa e garantir, assim, a já costumeira tranquilidade do evento", pontuou. Mais uma vez, a Expo Mogi se encerrou com zero ocorrências policiais, em virtude do elaborado esquema de segurança, que contou diariamente com uma média de 160 profissionais, entre agentes de trânsito, agentes de fiscalização, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, atiradores e seguranças particulares. A Unidade Móvel de Monitoramento, da Secretaria de Segurança, também foi empregada, para garantir a fiscalização em tempo real de todo o perímetro do evento. "A Expo Mogi, agora mais do que nunca, está consolidada como uma grande festa. Por isso, é preciso inseri-la no calendário turístico do município, para que ela seja realizada todos os anos, da mesma forma e com a mesma qualidade. São sete anos sem nenhuma ocorrência, graças à grande preocupação e o carinho que sempre tivemos com a organização do evento. No decreto de regulamentação, vamos descrever item a item o modelo que adotamos, mas claro que a cada ano a festa precisa ser revista", acrescentou o prefeito. O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, reforçou a importância da inclusão da Expo Mogi no calendário da cidade. "Não tem como a Expo não ser a festa oficial do aniversário da cidade. Já tive a oportunidade de visitar outras Expos, em outras cidades, porém nenhuma é como a nossa, pois a nossa reúne comércio, indústria, um pavilhão para os artistas da cidade, entidades filantrópicas comandando praça de alimentação, palco para apresentações infantis e ainda grandes shows, com artistas de grande projeção midiática, com entrada gratuita. É uma combinação que deu muito certo e que precisa ser perpetuada", frisou. No dia 1º de setembro, 15 mil prestigiaram o desfile cívico-militar, na Avenida Cívica e 35 mil pessoas compareceram à Expo Mogi, em especial ao show à noite com a dupla Cesar Menotti & Fabiano. No dia 2, foram 40 mil pessoas reunidas no Pró-Hiper, em especial durante o show da banda NX Zero. No dia 3 a famosa dupla Victor & Leo foi responsável pelo recorde de 50 mil pessoas simultaneamente dentro do espaço da festa e no dia 4 o humorista e cantor Moacyr Franco levou 5 mil pessoas à Expo Mogi. (LMS)