Prefeitura entrega nova Unidade de Saúde no Alto Ipiranga

03 de outubro de 2016

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto Ipiranga Dr. José Carlos Duarte Guedes, localizada na rua Capitão Joaquim Melo Freire, nº 700, inicia atendimento ao público a partir do mês de outubro. Até o dia 30 de setembro, a unidade passará por uma higienização completa, além do treinamento de pessoal e da contratação de alguns profissionais. Os agendamentos de consultas já está sendo iniciado pelo SIS 160 - Sistema Integrado de Saúde. As informações foram prestadas pelo prefeito Marco Bertaiolli, que realizou a entrega oficial da unidade no dia 8 de setembro, dentro da programação de Aniversário de Mogi das Cruzes. "Este é o maior Posto de Saúde da cidade, com diversos consultórios, salas para procedimentos diversos e um amplo espaço que garantirá a realização de mais 3 mil consultas agendadas por mês. Com isso, vamos chegar à média mensal de 100 mil consultas, entre atendimentos de urgência e emergência e consultas agendadas", explicou. Classificada como uma unidade de porte III, a UBS Alto do Ipiranga conta com 750 metros quadrados de área construída e um total de oito consultórios, sendo três básicos, dois ginecológicos e três odontológicos. A estrutura contempla, ainda, uma sala de observação, até então inédita em unidades básicas de saúde, salas de demonstração em saúde, vacinação e procedimentos de enfermagem, além de farmácia e outros espaços. O investimento na construção foi de R$ 1.452.844,34, dos quais R$ 659.000,00 são verba do Governo Federal repassada por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Junji Abe. Os outros R$ 793.844,34 são recursos municipais. A nova unidade será gerenciada pela Pró-Saúde, organização social vencedora do processo de chamamento público. Homenagem A nova unidade tem como patrono o cirurgião dentista e ex-secretário municipal de Saúde, José Carlos Duarte Guedes. Guedes nasceu em São Paulo no dia 8 de janeiro de 1951 e veio para Mogi das Cruzes ainda criança, onde estudou no Instituto de Educação Washington Luiz. Formou-se em Odontologia pela Universidade de São Paulo em 1974 e exerceu a função durante toda sua trajetória. Destacou-se profissionalmente com o trabalho dedicado à Prefeitura de Mogi das Cruzes por 25 anos. Foi dentista responsável, diretor do Departamento Odontológico e Secretário Municipal de Saúde. Desenvolveu importantes programas municipais como o "Vale um Sorriso", que presta atendimento de prevenção à cárie para crianças de escolas localizadas em bairros distantes e na zona rural, e o "Sorriso Maternal", destinado às gestantes da Rede Básica. Em 2009 recebeu a "Comenda Tiradentes", maior honraria da Odontologia. Guedes era casado com Heloísa Helena Cardoso Guedes e pai de Mariana, Carolina e João Vítor, que participaram da cerimônia de entrega da nova unidade de saúde.