Plano Municipal de Segurança é discutido em audiência pública no prédio da Prefeitura

Secretaria de Segurança

03 de outubro de 2016

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou na noite desta terça-feira (20/09) uma audiência pública para discutir o projeto do Plano Municipal de Segurança. O evento aconteceu no novo auditório do prédio sede da Administração Municipal e contou com a participação de representantes das Polícias Militar e Civil, Ministério Público, dos Conselhos de Segurança e da comunidade. O Plano Municipal de Segurança é um dos itens definidos na Ação Integrada de Segurança, que é realizada em Mogi das Cruzes desde janeiro do ano passado e tem a participação do Ministério Público, Prefeitura, das Polícias Militar e Civil. Com a realização da audiência pública, o projeto, já com as contribuições apresentadas, será formatado para ser encaminhado para análise da Câmara Municipal. "O Plano Municipal aponta as diretrizes a serem adotadas no setor de segurança pública em Mogi das Cruzes, bem como os participantes do Sistema Municipal, suas responsabilidades e funções. Este trabalho é importante para a evolução do trabalho integrado em segurança, que traz benefícios à população", destacou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno. O Plano Municipal de Segurança Pública está dividido em quatro partes. A primeira apresenta os órgãos que participam do Sistema de Segurança Pública, com a responsabilidade de cada um. Na sequência, o capítulo Desenvolvimento do Plano estabelece princípios, compromissos assumidos e metas de cada um dos órgãos participantes. Por fim, é detalhada a atuação das entidades desenvolvidas e a conclusão. O Plano Municipal de Segurança também conta com os endereços e telefones das estruturas de segurança pública existentes na cidade. A intenção é que, após analisado e votado pela Câmara Municipal, o texto aprovado seja publicado em um material para ser distribuído a entidades e órgãos interessados. Além do Plano Municipal, a Ação Integrada de Segurança está trabalhando em outros projetos para a melhoria do setor em Mogi das Cruzes. O Conselho Municipal de Segurança Pública já foi criado e está em funcionamento, enquanto o decreto 15.832, de 17 de março de 2016, criou uma comissão para adotar os procedimentos para elaboração do projeto de lei para criação do Fundo Municipal de Segurança. Os participantes também realizam ações específicas e conjuntas para a melhoria da segurança da população. (LM)