Semae inicia modernização da ETA Centro, maior investimento da história da autarquia

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

04 de outubro de 2016

O Semae iniciou a primeira etapa de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, na Rua Otto Unger. O investimento, de R$ 12.180.006,23, é o maior já realizado com recursos próprios da autarquia. A fase inicial consistirá na construção de seis filtros e reforma dos outros seis que já são utilizados, melhorando a qualidade da água distribuída à população. Atualmente, o trabalho está na fase de sondagens para elaboração do projeto executivo de estruturas. Paralelamente, está sendo desenvolvido também o projeto executivo de hidráulica e mecânica. "Nos últimos anos, o Semae melhorou sua capacidade financeira e de investimentos, o que nos permite realizar grandes obras", diz o diretor-geral da autarquia, Dirceu Lorena de Meira. "Além dos novos filtros, o sistema será automatizado, incluindo a retrolavagem (limpeza dos filtros), tornando mais moderna a operação", completa o diretor do Departamento Técnico, Paulo Beono Júnior. Com a modernização dos filtros, além da melhoria na qualidade da água, a estação também ficará pronta para uma futura ampliação do volume produzido pelo Semae (dos atuais 950 litros por segundo para 1.200 litros por segundo). "Poderemos aumentar a vazão devido à maior área de filtração, ao mesmo tempo em que poderemos manter o padrão de potabilidade", explica a diretora do Departamento de Operações do Sistema de Água, Milena Forte. O tratamento segue os parâmetros estabelecidos pela Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde, que define os procedimentos de garantia da qualidade da água para o consumo humano. O projeto de modernização foi desenvolvido pelo engenheiro civil Luiz Di Bernardo, mestre e doutor em hidráulica e saneamento e considerado uma das principais referências do assunto no País, com pós-doutorado pela Iowa State University, nos Estados Unidos. O projeto é como um plano diretor para melhoria e eficiência da ETA, e que servirá de parâmetro para qualquer mudança futura na estação. Dióxido de cloro O Semae abriu licitação para instalação de um sistema de dióxido de cloro na Estação de Captação e Recalque 2 (Pedra de Afiar), no Cocuera, para tratamento da água. O investimento previsto é de R$ 2.318.638,56. A abertura dos envelopes está marcada para 26 de setembro. Com o sistema de dióxido de cloro, o Semae estará preparado para evitar que, futuramente, eventuais aumentos na concentração de manganês no Rio Tietê voltem a interferir na coloração da água distribuída à população, como ocorreu em novembro de 2015. "O sistema também integra o projeto elaborado pelo engenheiro Luiz Di Bernardo, pois a modernização foi concebida da captação da água ao tratamento", conclui Dirceu. (JN)