Avançam obras do Centro de Reservação Vila Moraes

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

03 de outubro de 2016

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou a fase de perfuração e concretagem da base do reservatório do Sistema de Abastecimento Vila Moraes. O investimento na primeira etapa das obras é de R$ 6,9 milhões e inclui a instalação de uma estação de bombeamento de água e uma adutora de 5,1 quilômetros entre o reservatório RB-1, na Vila Natal, e a área do futuro centro de reservação, na Vila Pomar. Todo sistema terá um investimento total de R$ 14,3 milhões (divididos entre Município e Governo Federal), e será composto também por um reservatório com capacidade para 8 milhões de litros, previsto para última etapa e que será instalado no mesmo terreno onde está a caixa de água da Vila Pomar, cuja capacidade é para 200 mil litros. Além da Vila Moraes e a Vila Pomar, o centro de reservação atenderá também os bairros do entorno (27, no total), como Parque Olímpico, Vila Municipal, Vila Brasileira, Vila Melchizedec, Vila São Sebastião, Jardim Nathalie, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi, Jardim Primavera e Vila da Prata, entre outros. Nos últimos anos, o Semae e a Prefeitura vêm investindo em várias obras e ações para a melhoria do serviço de abastecimento. Em 2015, também na região da Vila Pomar, a autarquia concluiu a modernização do sistema de abastecimento da Vila Rei, com a substituição da antiga caixa de água por um novo reservatório, cinco vezes maior. A população beneficiada é de cerca de 3 mil pessoas. Com a mudança, o volume que era de 40 metros cúbicos (40 mil litros) passou para 200 metros cúbicos (200 mil litros), reduzindo de forma significativa a possibilidade de desabastecimento e ampliando a área de abrangência do reservatório para atendimento das áreas próximas ao ponto mais alto da Avenida Pedro Machado. Na estação elevatória, um conjunto de bombas substituiu dois conjuntos antigos. Os novos dispositivos são mais modernos e potentes, proporcionando mais eficiência no bombeamento de água e economia de energia. A estação possui ainda um sistema de comunicação sem fio, o que resulta em menos manutenção. (JN)