5º Encontro dos Conselhos Escolares de Mogi das Cruzes lota Cemforpe

12 de setembro de 2016

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes realizou, na noite desta segunda-feira (12/09), o 5º Encontro dos Conselheiros Escolares de Mogi das Cruzes, no auditório do Cemforpe. Cerca de 700 pessoas, prestigiaram o evento, que contou com uma palestra do professor, filósofo e escritor Mario Sergio Cortella. O prefeito Marco Bertaiolli prestigiou o evento ao lado da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal e a adjunta da Pasta, Valéria Campolino. O encontro é realizado com apoio do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da cidade. A abertura contou com a participação de um grupo de alunas da Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia. Com idade entre 9 e 10 anos, Ana Clara de Souza e Silva, Grazielli Flores Diniz e Luísa Stolemberg Rodrigues deram uma verdadeira aula de astronomia ao público. A unidade escolar se destacou na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ao conquistar três medalhas de ouro e uma de bronze. "Esta aula apresentada por nossas alunas nos encoraja e indica que estamos no caminho certo. Este caminho é construído com a participação de todos, ninguém faz nada sozinho. A rede municipal atende 45 mil alunos, destes 23 mil em tempo integral, o maior percentual em cidades do porte de Mogi das Cruzes. Alcançamos neste ano, o IDEB previsto para 2019, de 6,3, o maior entre as capitais brasileiras", disse o prefeito. O professor Mario Sergio Cortella destacou em sua palestra sobre Gestão Democrática, a questão da mudança e da participação. O educador, nascido no Paraná, é referência para educadores de todo o País. Possui Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências. É professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no GVpec da FGV-SP (1998/2010). Realizado pelo quinto ano consecutivo, o encontro promove um diálogo que possibilita a participação mais plena e ativa dos conselheiros. Participam pais, responsáveis e educadores que integram os Conselhos de Escola. O evento tem um caráter formativo e nos anos anteriores trouxe experiências de sucesso de gestão democrática das escolas. O Conselho Escolar é um organismo de articulação entre a escola e a sociedade, formado por representantes da comunidade escolar e representa uma instância privilegiada de discussão. Mogi das Cruzes tem sido referência para outras cidades no trabalho realizado junto aos conselhos escolares. (KCB)