IDEB de Mogi das Cruzes supera as notas das capitais brasileiras e meta prevista para 2019

Secretaria de Educação

08 de setembro de 2016
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A rede municipal de ensino de Mogii das Cruzes alcançou a média de 6,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2015, divulgado neste mês. A nota supera a meta prevista para 2019 e também as notas das capitais brasileiras. As escolas municipais de Mogi das Cruzes ultrapassaram ainda o patamar educacional médio dos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, que corresponde a nota 6. Para o prefeito Marco Bertaiolli, o resultado é fruto do trabalho desenvolvido nos últimos oito anos. "É uma grande satisfação alcançar este índice tão elevado, é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. Estamos colhendo os frutos de uma educação planejada, organizada, cuidada e bem executada", ressaltou o chefe do executivo. A expectativa para 2017 é superar ainda mais a média de 2015. O trabalho, que teve início em 2009, tem como base dois programas fundamentais: a ampliação da rede escolar municipal e a implantação do período integral. A rede municipal de ensino passou de 31 mil alunos em 2009 para mais de 45 mil em 2016, um crescimento de cerca de 50% em oito anos. Foram construídas 75 unidades escolares, sendo 66 creches e escolas de educação infantil, ampliação de duas escolas de ensino fundamental, seis Cempres - Centros Municipais de Programas Educacionais e o prédio sede da Secretaria Municipal de Educação. "Se formos considerar apenas os meses letivos, se trata de uma obra por mês nestes oito anos de trabalho. Com o resultado do IDEB, vemos que não são somente prédios que construímos neste período, investimos na qualidade da educação, que tem transformado a vida das nossas crianças. Certamente, nossos alunos serão cidadãos melhores do que somos hoje", destacou o prefeito Marco Bertaiolli. Do total de 45 mil alunos da rede municipal mogiana, 23 mil alunos estudam em período integral na educação infantil e ensino fundamental. Mogi das Cruzes registra um dos maiores percentuais de atendimento em período integral no Brasil, com 51% dos alunos ficando o dia todo na escola. "Implantamos o período integral em 2009 com a estrutura que tínhamos no momento, não podíamos ficar aguardando o momento certo. Devemos o sucesso de hoje do programa ao empenho e dedicação das professoras e diretoras que abraçaram o programa", ressalta Bertaiolli. Escolas superam meta A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participou da Prova Brasil, avaliação que integra o resultado do IDEB junto aos índices de aprovação, com 1.706 alunos, distribuídos em 40 unidades escolares. O Ensino Fundamental Ciclo I (1º ao 5º ano) alcançou o IDEB de 6.3 pontos, meta projetada para o ano de 2019. O maior IDEB da rede municipal é de 7.6 pontos, nota compartilhada pelas escolas municipais Prof.ª Emilie Nehme Affonso e Coronel Almeida. A escola que obteve o maior avanço foi a EM Prof. Mario Portes, que passou de 4,5 para 6,3, um crescimento de 1,8. "O trabalho em conjunto é fundamental, temos uma equipe que se manteve na escola e temos tido o suporte da Secretaria Municipal de Educação com os projetos de acompanhamento e avaliação, o que reflete esse bom resultado", destacou a diretora da Escola Municipal Profª Emilie Nehme Affonso. A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes intensificou nos últimos anos o trabalho de acompanhamento e avaliação junto às escolas municipais. São feitas sondagens bimestrais para acompanhar a evolução da escrita e o nível de desenvolvimento dos alunos das séries iniciais e também na educação infantil. Foi criada a Aprendi - Avaliação Municipal das Aprendizagens, além de projetos envolvendo tecnologia, como a robótica educacional e de estímulo à leitura, como o Teatro de Leitores e Mediação de Leitura. É feito o acompanhamento in loco pela Supervisão de Ensino e ações de reforço para alunos com dificuldades de aprendizagem. "Podemos atribuir este grande avanço que obtivemos no IDEB ao investimento feito nos últimos anos no período integral, formação dos professores e todo o trabalho feito para a melhoria da aprendizagem. Isso tudo reflete neste resultado", destacou a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal. A rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes conta com apenas uma escola de Ciclo II do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Cempre Benedito Ferreira Lopes, que atende alunos em período integral. A Unidade Escolar atingiu o IDEB de 5,7, superando a média brasileira de 4,5 e a do Estado de São Paulo, que ficou em 4,2 para este segmento. Destaque nacional No Ciclo I do ensino fundamental, que corresponde às turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, Mogi das Cruzes superou as metas projetadas para o Brasil, os Estados, os municípios em geral e a rede pública (escolas estaduais + escolas municipais), conforme descrito na tabela abaixo. A maior evolução é em relação às redes municipal e pública, onde o IDEB mogiano supera em 1.0 ponto as médias alcançadas por municípios e unidades públicas. A nota média mogiana também é superior às capitais brasileiras, somente Curitiba, no Paraná, chegou a 6,3, nota alcançada por Mogi das Cruzes. Acima de 6,0, ficaram somente Belo Horizonte (MG) com 6,2 e São Paulo (SP) com 6,1. Palmas (TO) atingiu a nota 6,0, o restante das capitais ficou abaixo deste índice. Além da superação nacional, Mogi das Cruzes alcançou ainda uma meta internacional. A nota média obtida pela rede Municipal, bem como 28 unidades escolares, que realizaram a prova, foi superior a 6 pontos, o que representa que 70% das escolas avaliadas alcançaram o patamar educacional médio dos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Escolas de Tempo Integral Das 40 escolas mogianas avaliadas pelo IDEB, 20 delas atuam em jornada ampliada ou em tempo integral, ou seja, 50% integram o Programa Escola de Tempo Integral, que oferece atividades em turno regular - currículo básico - e em contraturno - currículo diversificado com oficinas intelectuais, culturais e esportivas. O aluno passa nove horas diárias na escola e recebe cinco refeições balanceadas. Os dois maiores avanços são Escolas de Tempo Integral foram das escolas municipais Prof. Mario Portes, localizada em Jundiapeba e que desenvolve o programa desde 2009 e Profª Florisa Faustino Pinto, no Jardim Santos Dumont, que conta com atividades de jornada ampliada. Doze escolas de tempo integral alcançaram índice superior a 6.0 pontos, ou seja, mais da metade (60%) alcançou o patamar educacional médio dos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Sobre o Índice O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. Metas são diferenciadas para cada rede e escola. As metas são diferenciadas para todos, e são apresentadas bienalmente de 2007 a 2021. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.