Semana da Não Violência tem palestras sobre bullyng em escolas municipais

05 de outubro de 2016

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientação e Promoção - Saúde do Escolar, realiza até sexta-feira (07/10) a Semana da Não Violência, em comemoração ao Dia Internacional da Não Violência, celebrado no dia 2 de outubro. A programação conta com palestras, feitas de acordo com as inscrições das escolas, realizadas às 8h30 e 14 horas. O tema deste ano é bullyng. Nesta quinta-feira (06/10) serão atendidas as escolas municipais Prof. Dermeval Arouca, no Jardim Ivete, Prof. João Cardoso Pereira, em Sabaúna e Prof. Primo Villar, no Bairro Boa Vista em Biritiba Ussú. O objetivo da atividade, que teve início na segunda-feira (03/10) e já passou por oito escolas municipais, é apresentar uma proposta de combate à violência psicológica e física, de modo a prevenir a prática de bullying, bem como sugerir estratégias adequadas de enfrentamento. As palestras serão ministradas por três psicólogas do departamento, acompanhadas por duas psicopedagogas e uma fonoaudióloga. O público-alvo são alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Como parte do trabalho, a equipe do departamento encaminhou para a rede municipal de ensino um folder com orientações para as crianças. Em 6 de novembro de 2015 foi instituída a Lei 13.185 de Combate à Intimidação Sistemática, que trata sobre o bullying. O documento destaca a importância da educação no combate a tal prática e a necessidade de trabalhar e conscientizar os alunos a respeito da violência. A programação terminará na sexta-feira (07/10), no Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Nova Jundiapeba. Durante a Semana da Não Violência, realizada em 2015, foram realizadas 34 palestras que atenderam 1.313 alunos. O Dia Internacional da não Violência foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado no dia 2 de outubro para celebrar o aniversário do líder indiano Mahatma Ghandi, referência mundial da cultura da não violência. (KCB)