Lançamento da Campanha Outubro Rosa será realizado nesta quinta-feira, no Cemforpe

Fundo Social

10 de outubro de 2016

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, apresentaram, nesta manhã de segunda-feira (10/10), os detalhes do Outubro Rosa 2016, que tem como objetivo ampliar as informações sobre o câncer de mama na cidade. Com o slogan "Mogi Pensa Rosa o Ano Todo", uma das principais novidades desta edição será a arrecadação de lenços para doação às mulheres em tratamento oncológico. O lançamento da Campanha Outubro Rosa será realizado nesta quinta-feira (13/10), às 19 horas, no auditório do Cemforpe, com uma importante palestra sobre saúde da mulher, ministrada pelo médico ginecologista Ricardo Bastos e a cirurgiã-dentista Desireé Cavalcanti; oficinas de amarração de lenços com Suellen Sartorato e Francesca Valenti, do grupo Laços da Amizade; cabine de fotos e homenagens especiais; apresentação do Coral do Cáritas, entre outras atrações. "O mais importante é o início de uma grande campanha de arrecadação de lenços", explicou Mara, ao lado de Tanya Montá, da Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco. A arrecadação será iniciada no Cemforpe, mas a cidade contará com outros sete locais para a doação: prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes; unidade II da Prefeitura de Mogi das Cruzes (rua Francisco Franco, 133); Pró-Mulher / Secretaria Municipal de Saúde; Hospital Municipal de Mogi das Cruzes; Unica de Jundiapeba; UBS Alto Ipiranga e UBS Braz Cubas. Além do lançamento, outros eventos agitam a cidade durante todo mês de outubro. "Todas as unidades está recebendo mulheres para a realização de coleta de Papanicolaou sem necessidade de agendamento durante o mês de outubro. No caso da mamografia, o Ministério da Saúde mudou as regras, e agora o exame é indicado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, desde que não tenham sintomas, nem casos na família. Em casos de dúvidas, basta procurar uma unidade de saúde próxima de casa", explicou o secretário, lembrando que a regra é válida para qualquer mês do ano, mas que em outubro não há necessidade de encaminhamento médico. Cusatis falou, ainda, sobre a evolução do atendimento na cidade. Em 2009, Mogi das Cruzes contava com apenas um mamógrafo, instalado no Hospital Luzia de Pinho Melo. A partir de 2010, a Prefeitura de Mogi das Cruzes passou a oferecer exames de média complexidade, entre eles mamografia, até então ofertados apenas pelo Governo do Estado. "Hoje são quatro mamógrafos na cidade que, juntos, realizam praticamente o dobro dos exames realizados há oito anos", informou. Em 2015, foram realizados 12.559 mamografias.