Conselho de Alimentação Escolar recebe novos membros nesta terça-feira

17 de outubro de 2016

Serão empossados nesta terça-feira (18/10), às 17 horas, no Auditório do prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, os novos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). Devido ao crescimento da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, o órgão passou de sete para 14 membros, sendo o mesmo número de suplentes. O CAE, instituído pela Lei Municipal nº 4424, de 05/10/05, é um órgão fiscalizador dos recursos federais destinados à alimentação escolar com autonomia administrativa, cujo objetivo é zelar pela qualidade dos produtos em todos os níveis, desde a aquisição até a distribuição. Eleita como melhor merenda do Estado de São Paulo pela OnG Ação Fome Zero e o Governo Federal, a alimentação escolar em Mogi das Cruzes atende atualmente 56.316 alunos em 244 pontos, considerando as unidades escolares e projetos. A previsão para este ano é de que se sejam investidos R$ 23,661 milhões, sendo R$ 18.115.920,00 de recursos municipais e R$ 5.545.080,00 pelo Governo Federal. Neste ano, foram firmados dois contratos com COOPROJUR (Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região) e COOPAVAT (Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê) para o fornecimento de 59,9 toneladas de verduras e legumes, que atendem escolas municipais e creches subvencionadas. O cardápio também conta com caqui e cogumelo champignon. Os conselhos municipais são espaços abertos para a contribuição da população na gestão pública da cidade em diferentes setores. Os representantes de pais de alunos e de entidades de docentes, discentes e trabalhadores na área de educação foram eleitos por meio de votação entre seus pares em um processo totalmente online. Os interessados se inscreveram e depois foram escolhidos quatro titulares e três suplentes representantes de pais de alunos e dois titulares e quatro suplentes que representarão entidades docentes, discentes e trabalhadores da área de educação. (KCB)