Nesta terça-feira, dia 18, é dia de vestir rosa no combate ao câncer de mama

Fundo Social

17 de outubro de 2016

A Campanha Outubro Rosa 2016 promove nesta terça-feira (18/10) o tradicional dia de vestir rosa, quando todos os funcionários de diversos setores e prédios da Prefeitura de Mogi das Cruzes usam a cor para lembrar o combate ao câncer de mama. Outra atividade em andamento é a arrecadação de lenços para doação a pacientes em tratamento oncológico, que pode ser feita em sete pontos (quadro abaixo) ou em qualquer unidade de saúde da cidade. Desenvolvida desde 2010, a Campanha Outubro Rosa é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de ampliar as informações sobre câncer de mama e facilitar o acesso das mulheres aos exames de prevenção e diagnóstico precoce. "A cada ano, novas ações são incorporadas e mais pessoas querem participar e colaborar, o que é muito gratificante. Por esse motivo, estamos convidando a cidade inteira a vestir a cor rosa nesta terça-feira", afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli. A principal estratégia a campanha é facilitar o acesso das mulheres aos exames que podem prevenir ou detectar precocemente o câncer de mama e o câncer de colo de útero. O Papanicolaou é indicado anualmente para mulheres com vida sexual ativa, em qualquer idade, enquanto a mamografia é direcionada para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, conforme nova orientação do Ministério da Saúde. Em ambos os casos, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência (Posto de Saúde ou Unidade de Estratégia Saúde da Família) para realizar o agendamento. Mogi das Cruzes promove a Campanha Outubro Rosa há oito anos e, ao longo deste período, garantiu diversos avanços na prevenção do câncer de mama, como a ampliação do número de mamógrafos. Em 2009, a cidade contava com apenas um equipamento e hoje já são quatro: Pró-Mulher, Unica, Ame e Hospital Luzia de Pinho Melo. Locais para doação de lenços o Prédio sede da PMMC: avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 o Unidade II da PMMC: rua Francisco Franco, 133 - Centro o Secretaria Municipal de Saúde: rua Manuel de Oliveira, 30 - Mogilar o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes - rua Gutterman, 577 - Braz Cubas o Unica Ambulatorial - rua Professora Lucinda Bastos, 1.790 - Jundiapeba o UBS Alto Ipiranga - rua Capitão Joaquim de Melo Freire, 700 o UBS Braz Cubas - rua Padre Álvaro Quinones Zuniga, 340 Mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa podem ser obtidas pelo SIS 160.