Vice-prefeito empossa novos membros do Conselho de Alimentação Escolar

18 de outubro de 2016

O vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira empossou, na tarde desta terça-feira (18/10) no Auditório do prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para a gestão 2016/2017. O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal e da adjunta da Pasta, Valéria Campolino. Instituído pela Lei Municipal nº 4424, de 05/10/05, o conselho é um órgão fiscalizador dos recursos federais destinados à alimentação escolar com autonomia administrativa, cujo objetivo é zelar pela qualidade dos produtos em todos os níveis, desde a aquisição até a distribuição. "A responsabilidade de vocês é tamanha, a merenda escolar de Mogi das Cruzes é conhecida além de nossas fronteiras. O Governo Estadual nos pergunta como construímos 65 creches e oferecemos uma merenda de qualidade. É uma alimentação de primeira, que recebeu um prêmio dos quais todos são merecedores. O trabalho dos conselheiros contribui para engrandecimento da educação", disse o vice-prefeito. A merenda mogiana foi eleita a melhor do Estado de São Paulo pela OnG Ação Fome Zero e o Governo Federal, a alimentação escolar em Mogi das Cruzes atende atualmente 56.316 alunos em 244 pontos, considerando as unidades escolares e projetos. Devido ao crescimento da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, o órgão passou de sete para 14 membros, sendo o mesmo número de suplentes. "O Conselho acompanha o crescimento da rede municipal de ensino. Nos últimos anos, crescemos na quantidade de escolas e número de alunos. Este é um conselho ativo, que nos ajuda a fazer com mais qualidade o nosso trabalho", destacou a secretária de Educação. O CAE conta com representantes da Pasta, de docentes, discentes e EJA, pais de alunos e da sociedade civil. O presidente do CAE, José Audeci de Arruda Lins, representante da sociedade civil, destacou a participação do colegiado na gestão da merenda escolar. "É um grupo que conhece aquilo que faz, não vai na escola para criticar e sim para que ela siga as regras mais fáceis de fazer", disse. A previsão para este ano é de que se sejam investidos R$ 23,661 milhões na alimentação escolar, sendo R$ 18.115.920,00 de recursos municipais e R$ 5.545.080,00 pelo Governo Federal.  Neste ano, foram firmados dois contratos com COOPROJUR (Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região) e COOPAVAT (Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê) para o fornecimento de 59,9 toneladas de verduras e legumes, que atendem escolas municipais e creches subvencionadas. O cardápio também conta com caqui e cogumelo champignon. (KCB)