Lançamento da campanha Natal de Sorrisos terá teatro, música e circo no Parque Centenário

Secretaria de Cultura

19 de outubro de 2016

Neste sábado (22/10), a partir das 10 horas, será realizado no Parque Centenário o lançamento da campanha Natal de Sorrisos. A iniciativa, do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, visa arrecadar brinquedos novos ou em bom estado para que sejam doados a crianças da cidade no período do Natal. E, para celebrar o início desta corrente solidária, a Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou uma série de atrações artísticas e culturais, dos segmentos da música, teatro e circo, para garantir a diversão e o entretenimento de todos os presentes, proporcionando um dia de lazer totalmente gratuito para toda a família. Um dos destaques da programação é o Teatro Portátil, da companhia Pia Fraus, uma atração trazida à cidade por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado e que circula, portanto, por diversas cidades paulistas. Trata-se de um teatro com estrutura inflável, com capacidade para 100 pessoas por sessão e que tem por objetivo criar um mundo paralelo, transportando as crianças e jovens de sua vida cotidiana para o universo teatral, onde elementos como a criatividade e a imaginação são protagonistas. O Teatro Portátil é, portanto, uma junção do formato visualmente impactante e da mobilidade do teatro em busca de seu público. É itinerante, inflável, rapidamente montável e traz consigo todo o equipamento necessário para oferecer conforto aos seus espectadores, como som, refrigeração, assentos, iluminação e também segurança, com saída de emergência. Neste sábado, a Pia Fraus atua no universo de bonecos, com o espetáculo "A última árvore", que narra a criação de uma floresta a partir do nascimento de uma grande árvore, o aparecimento dos animais, a presença dos indígenas, até o surgimento de uma pequena cidade às margens da floresta. Serão, ao todo, quatro sessões gratuitas ao longo do dia, que podem ser acompanhadas de forma espontânea por todas as pessoas que estiverem presentes no parque, às 10h, às 13h, às 14h e às 16h. Outro grupo, que estará atuando a partir das 10 horas no entorno da solenidade de lançamento da campanha Natal de Sorrisos, é a Combuca da Judite, uma trupe que reúne artistas da região, em números de palhaço, malabares e também perna de pau. Trata-se de um projeto sócio-cultural, que tem por objetivo preservar a cultura mambembe no Brasil, levando arte e cultura para diversas localidades. A música também está garantida para este sábado, com a apresentação do cantor e compositor mogiano Breno Pereira - o Brenô. O artista, que começou a ganhar destaque na cena musical de Mogi com um show tributo à consagrada artista Cássia Eller, preparou para este evento um repertório especial, voltado a toda a família mogiana. As crianças ainda terão como fonte de diversão os brinquedos do projeto Rua Mais Feliz Cidadã, como pula-pula, kit play e piscina de bolinha. A expectativa é que toda a programação, exceto pelo Teatro Portátil, encerre-se por volta das 13 horas. O Parque Centenário fica na Avenida Francisco Rodrigues Filhos, s/nº, em Cezar de Souza. Há área de estacionamento gratuito para veículos. (LMS) Campanha Os postos de arrecadação da campanha Natal de Sorrisos, que será lançada oficialmente neste sábado (22/10), são cerca de 300, alocados em escolas municipais, estaduais e particulares, nos estabelecimentos comerciais da cidade, em igrejas, associações de bairros, além da Prefeitura, Câmara Municipal e Associação Comercial de Mogi das Cruzes. Os brinquedos são reunidos e doados para as crianças nas semanas que antecedem o Natal e, para a entrega, o Fundo Social realiza eventos nos bairros, com a presença do Papai Noel e várias brincadeiras. As entidades que recebem os brinquedos são cadastradas previamente no Fundo Social de Solidariedade. Em cada uma delas, lideranças de bairro conhecem bem a situação da região, assegurando que as famílias atendidas sejam realmente as que mais precisam. O modelo é utilizado com sucesso em outras campanhas do Fundo Social. Além do auxílio de empresas, escolas e cidadãos mogianos, a campanha Natal de Sorrisos terá neste ano o apoio do Bazar Solidário, outro tradicional evento do Fundo Social, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no salão social do Clube de Campo. Os expositores do bazar reverterão a verba arrecadada para a compra de brinquedos a serem doados. Mais informações sobre a Campanha Natal de Sorrisos podem ser obtidas pelos telefones 4798-5143 e 4726-2127.