Semae interrompe abastecimento na região da Vila Pomar para melhoria no sistema

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

19 de outubro de 2016

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) vai interromper o fornecimento de água na região abastecida pelo reservatório da Vila Pomar, nesta quinta-feira (20/10). A paralisação, das 7h às 16h, é necessária para obras de melhoria no sistema: a autarquia vai ampliar a capacidade de distribuição de água da Estação Elevatória do Conjunto Residencial Thaysa com a instalação de mais uma bomba à estrutura responsável por encaminhar a água para a parte mais elevada da região, onde fica o reservatório. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado à noite. Serão afetados os bairros Vila Brasileira, Vila São Sebastião, Vila Melchizedec, Vila Pomar e Loteamento Alvorada, além do próprio Conjunto Thaysa, num total de 2.100 ligações (aproximadamente 8,5 mil moradores). Atualmente, o sistema opera com duas bombas, que são utilizadas de forma simultânea em boa parte do dia. Com a implantação de um terceiro equipamento, será menor a possibilidade de paralisação por eventuais falhas em uma dessas bombas. Como ocorre em todas as paralisações, o Semae pede aos moradores dos bairros afetados que utilizem água de forma racional: redução do tempo de banho, evitar a limpeza de carros e quintais e combater o desperdício ao executar as tarefas domésticas indispensáveis como a lavagem de louças e de roupas. Quem possui caixa de água em casa não sentirá os efeitos da paralisação. Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do fornecimento de água, principalmente nos locais mais altos ou que trabalham por redes bombeadas, onde é necessário mais tempo para que o abastecimento seja normalizado. A reservação de 200 litros diários para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para, pelo menos, mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água da rua. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115 (Semae). (JN)