Iluminação de Natal da Praça Coronel Almeida é alvo de vandalismo

Secretaria de Cultura

20 de outubro de 2016

A iluminação especial para o Natal que estava sendo montada na Praça Coronel Benedito de Almeida (Praça da Matriz), no Centro da Cidade, foi alvo de vandalismo na madrugada desta quinta-feira (20/10). Os cordões de led, que já estavam quase inteiramente instalados no contorno dos troncos das árvores do espaço público, foram rompidos e muitas lâmpadas foram quebradas, comprometendo grande parte da instalação, que já estava em estágio bastante avançado. O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, esteve pela manhã no local, para avaliar os prejuízos. A iluminação, que faz parte do Natal Iluminado 2016, tem previsão contratual para ser entregue em 11 de novembro. Com o ocorrido, a situação será reavaliada, para determinar se o prazo poderá ser mantido ou se um novo terá que ser estabelecido. A empresa responsável pelos trabalhos também está levantando se será possível reaproveitar algum material, para refazer a decoração. Um boletim de ocorrência foi aberto, para o registro oficial da ocorrência. Com o intuito de reforçar a segurança no local, a Guarda Municipal já deslocou uma viatura, que ficará no espaço público em caráter de 24 horas, durante todo o período de montagem e também depois que a estrutura já estiver em funcionamento. Este é o terceiro ato de vandalismo contra prédios e espaços públicos registrado na última semana. Na quinta-feira passada, seis luminárias da fachada da Pinacoteca de Mogi das Cruzes, equipamento este que acaba de ser inaugurado, foram subtraídas durante a madrugada. Os itens foram repostos por equipes da Secretaria de Cultura no mesmo dia. Além disso, durante o final de semana passado, os dois terminais de ônibus da cidade - Central e Estudantes - mais três abrigos, foram alvo de depredação. O Natal Iluminado 2016, composto por iluminação e ornamentos natalinos, está sendo instalado na Praça Coronel Benedicto de Almeida, Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, Catedral de Santana, Escola Municipal Coronel Almeida e Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A participação da população no combate a atos de vandalismo também é fundamental. Denúncias podem e devem ser feitas gratuitamente pelo telefone 153. (LMS)