Semae aprova projetos executivos para modernização da ETA Centro

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

21 de outubro de 2016

Técnicos do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) aprovaram, na manhã desta sexta-feira (21/10), os projetos executivos apresentados pelas empresas Petranova e Hidrosan para reforma e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, na Rua Otto Unger. Com a aprovação, a previsão é de que as obras civis da primeira etapa comecem em novembro. O investimento, superior a R$ 12 milhões, é o maior já realizado com recursos próprios da autarquia em toda sua história. "Aprovamos os detalhamentos apresentados, incluindo as fases de execução para que tenhamos as reformas sem interrupção dos sistemas de abastecimento", explica o diretor-geral do Semae, Dirceu Lorena de Meira. "É como fazer a manutenção do veículo com ele em movimento durante a maior parte do serviço", exemplifica. "No final da obra, no momento de interligação com a rede, é provável que tenhamos pequenas interrupções programadas, com poucas horas de paralisações e aviso à população com antecedência. Na mesma analogia, é como fazer a manutenção com o carro em movimento, mas com curtas paradas para troca de pneus", completa. A fase inicial da modernização consistirá na construção de seis filtros e reforma dos outros seis que já são utilizados, melhorando a qualidade da água distribuída à população. "Nos últimos anos, o Semae melhorou sua capacidade financeira e de investimentos, o que nos permite realizar grandes obras", destaca o diretor-geral. Além dos novos filtros, o sistema será automatizado, incluindo a retrolavagem (limpeza dos filtros), tornando mais moderna a operação. A estação também ficará pronta para uma futura ampliação do volume produzido pelo Semae (dos atuais 950 litros por segundo para 1.200 litros por segundo), devido à maior área de filtração. O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro civil Luiz Di Bernardo, mestre e doutor em hidráulica e saneamento e considerado uma das principais referências do assunto no País, com pós-doutorado pela Iowa State University, nos Estados Unidos. O documento é como um plano diretor para melhoria e eficiência da ETA, e que servirá de parâmetro para qualquer mudança futura na estação. No Semae, o desenvolvimento do projeto é acompanhado por todos os departamentos e divisões da autarquia. Dióxido de cloro O Semae também está na fase final da licitação para instalação de um sistema de dióxido de cloro na Estação de Captação e Recalque 2 (Pedra de Afiar), no Cocuera, para tratamento da água. O investimento previsto é de R$ 2,3 milhões. Com o sistema, o Semae estará preparado para evitar que, futuramente, eventuais aumentos na concentração de manganês no Rio Tietê voltem a interferir na coloração da água distribuída à população, como ocorreu em 2015. (JN)