Bertaiolli, Alckmin e ministro participam de liberação de recursos federais para a UPA

24 de outubro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli participou, na manhã desta segunda-feira (24/10), da solenidade de assinatura de portarias de habilitação de serviços para a liberação de recursos do Governo Federal para o custeio equipamentos de saúde no estado de São Paulo. O evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário estadual de Saúde, David Uip, e do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Durante o evento, foi assinada a portaria para a destinação de R$ 1,2 milhão anual - R$ 100 mil por mês - para o custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro do Rodeio. O recebimento do recurso é possível porque o equipamento atendeu todos os requisitos de qualidade do serviço público e a Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou toda a documentação exigida pelo Ministério da Saúde. "Após um ano de funcionamento da UPA, que vem sendo mantida com recursos da Prefeitura, o Governo Federal começa a ajustar as contas. Os recursos são importantes, mas ainda são simbólicos porque não atendem os custos da unidade", explicou Bertaiolli, ao lado do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. Após a obtenção destes recursos federais, a Prefeitura de Mogi das Cruzes já prepara a documentação para entra com pedido de qualificação, pela qualidade do serviço prestado, para receber um valor adicional, passando a R$ 170 mil mensais. Mensalmente, a UPA 24 horas tem investimento de R$ 1,1 milhão. Ao todo, 25 UPAs no estado de São Paulo passam a receber recursos federais com as portarias assinadas esta segunda-feira. Além disso, 40 unidades filantrópicas, entre hospitais e santas casas, também foram beneficiadas. "Reconhecemos que a União está em débito com o financiamento da saúde e estamos cumprindo a meta de passar a destinar os recursos. Peço a parceria dos gestores para aplicá-los de forma eficiente e transparente porque eles são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas", afirmou o ministro. O governador Geraldo Alckmin também destacou a importância do repasse para a qualidade do atendimento prestado pelos municípios na área da saúde. "O credenciamento destas unidades vai ajudar muito as Prefeituras no funcionamento das UPAs e as Santas Casas para o atendimento à população", disse. UPA A UPA 24 horas realiza, em média, 9 mil atendimentos por mês e já se tornou referência de qualidade para o atendimento de casos de urgência e emergência em Mogi das Cruzes. O equipamento faz parte do Sistema Integrado de Saúde (SIS), que foi implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2010 para agilizar o atendimento e modernizar o sistema de gestão de saúde na cidade. A unidade funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender casos de urgência e emergência para crianças e adultos, como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido, eficiente e com resolutividade. São 1,3 mil metros quadrados de construção e funciona na avenida Pedro Romero, s/nº, ao lado da AACD. Além disso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está construindo uma segunda UPA, na avenida Kaoru Hiramatsu, próximo ao cruzamento com a avenida Japão, na Porteira Preta. Com capacidade para realizar até 7 mil atendimentos por mês, a unidade terá 1,6 mil metros quadrados de área construída e contará com consultórios, 11 leitos, sendo dois de isolamento, salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, carrinhos de parada cardíaca, pediatria de emergência e exames laboratoriais. O investimento na construção é de R$ 4,5 milhões e a previsão é que a unidade, que tem 62% de suas obras concluídas, seja entregue até o final deste ano.