Escolas de samba devem participar de capacitação nos dias 10 e 11 de novembro

Secretaria de Cultura

24 de outubro de 2016

As escolas de samba do município que desejam participar do Carnaval Mogi das Cruzes 2017 e receber recursos públicos para tal precisarão participar, nos próximos dias 10 e 11 de novembro, de duas ações de capacitação, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura. A primeira delas, no dia 10, será uma oficina sobre o Regulamento do Carnaval 2017 e acontecerá das 18h30 às 21 horas. Já a segunda será no dia 11, no mesmo horário e tratará da prestação de contas a ser feita pelas agremiações carnavalescas. Ambas acontecerão no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) e serão comandadas pelo secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori. É imprescindível que os grupos carnavalescos participem das duas atividades, com as presenças do presidente, vice-presidente e 1º tesoureiro de cada agremiação. A participação integral nessas etapas garantirá o recebimento de parte dos recursos, conforme previsto na Lei nº 7.203/2016, que dispõe sobre o repasse de verba pública às escolas de samba. Para as escolas do Grupo de Acesso e escolas de retorno, a participação das nas oficinas garantirá a transferência do valor de R$ 500,00. Já para as agremiações do Grupo Especial, serão garantidos R$ 2 mil com o cumprimento das duas oficinas. Além da capacitação, no dia 10 já deverá ser feito o sorteio para definir a ordem dos desfiles do próximo ano. O Carnaval Mogi das Cruzes 2017 está previsto para acontecer entre os dias 25 e 27 de fevereiro, sendo o primeiro dia destinado ao desfile de blocos e grupos de acesso, o segundo reservado ao Grupo Especial e o último para a Festa das Campeãs. As datas ainda estão sujeitas a alterações. Como em anos anteriores, o Carnaval 2017 acontecerá na Avenida Cívica, com toda a infraestrutura contratada e custeada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. As escolas de samba devidamente inscritas e com toda a documentação apresentada poderão receber um total de R$ 22 mil cada, no caso das pertencentes ao Grupo de Acesso, e R$ 40 mil cada, para as agremiações do Grupo Especial. Para tanto, elas precisam cumprir todas as etapas previstas no programa de Carnaval 2017, o que inclui atividades de capacitação, de captação de recursos e realização de eventos de caráter social, cultural e esportivo junto às suas respectivas comunidades. O EMAM fica na rua Coronel Souza Franco, 735, 1º andar, no Centro de Mogi das Cruzes. (LMS)