UPA 24 horas do Rodeio realiza mais de 97 mil atendimentos em um ano de funcionamento

01 de novembro de 2016

Em um ano de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Rodeio realizou 97.227 atendimentos, sendo 83.707 atendimentos de clínica médica e 13.520 de pediatria. Deste total, 754 pacientes foram transferidos para hospitais da cidade e 3.569 permaneceram em observação na própria unidade por até 24 horas. Estes e outros dados foram apresentados nesta manhã de terça-feira (01/11), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, em comemoração ao primeiro aniversário da unidade. Na oportunidade, o prefeito Marco Bertaiolli destacou a importância da UPA 24 horas e falou sobre os números de atendimento, que desde a inauguração vem superando as expectativas. "No último mês de setembro, por exemplo, foram atendidos 8.326 adultos e 1.138 de crianças, num total de 9.464 pacientes. Só de exames, foram 4.163. Quando iniciamos os estudos de planejamento da UPA do Rodeio pensamos em 6 mil consultas e 1 mil exames por mês. Esse número crescente mostra a real necessidade do equipamento e o quanto a população está sendo beneficiada", explicou. A UPA 24 horas do Rodeio entrou em operação no dia 31 de outubro de 2015 dotada de equipamentos de ponta, medicamentos de alto custo e profissionais capacitados para prestar atendimentos de urgência e emergência em toda a região de Cézar de Souza, Rodeio e bairros próximos. "Os resultados indicam que a unidade está cumprindo o seu papel dentro da saúde pública da cidade e funcionamento de forma complementar aos outros serviços implantados", explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. A unidade funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender casos de urgência e emergência para crianças e adultos, como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido, eficiente e com resolutividade. O mesmo padrão de qualidade será ofertado na segunda unidade da UPA 24 horas na cidade, em fase final de construção na avenida Kaoru Hiramatsu, no bairro do Oropó. A UPA está ligada ao Sistema Integrado de Saúde (SIS), que foi implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2010 para agilizar o atendimento e modernizar o sistema de gestão de saúde na cidade. O recurso está presente em todos os equipamentos municipais, sendo que o acesso é feito pelo Cartão SIS, utilizado atualmente por mais de 200 mil mogianos. Quem ainda não tem o Cartão SIS deve procurar uma unidade de saúde para efetuar o cadastrado, portando RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço. A UPA 24 horas fica na avenida Pedro Romero, s/nº, ao lado da AACD.