Projeto Cultura no Ônibus disponibiliza livros a passageiros em Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

03 de novembro de 2016

Os passageiros do Sistema Integrado Mogiano (SIM) terão uma novidade a partir desta quinta-feira (03/11), com o início do projeto Cultura no Ônibus, uma parceria entre a empresa Princesa, uma das concessionárias do transporte coletivo na cidade, e a Administração Municipal. A iniciativa disponibiliza livros nos coletivos para que os passageiros possam ler durante as viagens ou em casa, devolvendo posteriormente. Neste momento, o projeto funcionará nos dois ônibus que operam a linha C001 (Circular Central). Para desenvolver o projeto, a empresa montou um acervo específico de livros, com a compra de títulos e o recebimento de doações. Os livros estarão disponíveis em ônibus identificados. O interessado poderá retirar o exemplar e fazer a leitura, devolvendo o livro nos próprios ônibus ou em pontos identificados nos Terminais Central e Estudantes. "O princípio é de cultura, de incentivar a leitura e o acesso aos livros. O passageiro pode pegar o ônibus, ler, levar o livro para casa e, quando acabar a leitura, devolver no ônibus ou nos terminais", destacou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, que participou do lançamento do projeto nesta quinta-feira, ao lado de representantes da concessionária. A princípio, o projeto conta com 500 livros em seu acervo. A população também poderá fazer doações de livros para o projeto. Para isso, basta levar o exemplar até um dos pontos de devolução nos terminais e depositar na caixa. Não é necessário cadastro e serão aceitos livros de todos os gêneros. Os funcionários da concessionária que atuarão no projeto Cultura no Ônibus passaram por treinamento específico para atuar na iniciativa. O trabalho em Mogi das Cruzes é inspirado em uma ação semelhante realizada no Distrito Federal por uma empresa do mesmo grupo da concessionária mogiana e que vem apresentando resultados bastante positivos. A Prefeitura de Mogi das Cruzes já realiza outras ações de incentivo à leitura, como o projeto Livro Amigo, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa atende unidades de saúde com a oferta de livros infantis para leitura ou mesmo empréstimo. Os carrinhos do Livro Amigo estão disponíveis na AACD, Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Pró-Criança, Casa da Criança, Única de Jundiapeba, Pró-Hiper, Unidade de Saúde da Família da Chácara Guanabara, Cras POP - Mogilar, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Caps II - Mogilar, Vila Dignidade, Centro Dia do Idoso, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, UBS do Alto Ipiranga e Mãe Mogiana. (LM)