UBS Alto Ipiranga realiza mais de 3 mil atendimentos no primeiro mês de atividades

04 de novembro de 2016

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto Ipiranga realizou 3.492 atendimentos no primeiro mês de funcionamento. Deste total, foram 1.318 consultas e 2.174 procedimentos diversos, como coleta de materiais para exames, retirada de pontos e aferição da pressão arterial. A nova unidade complementa o atendimento prestado pelo SIS - Sistema Integrado de Saúde numa área de grande densidade populacional. Das consultas realizadas nos primeiros 30 dias, foram 424 de clínica médica, 255 de ginecologia e obstetrícia, 153 de pediatria, 310 de odontologia e 176 de enfermagem. Entre os procedimentos, foram 1.026 aferições de pressão arterial, 589 avaliações antropométricas, 145 testes de glicemia capilar, 115 coletas de Papanicolaou, 86 imunizações, 79 curativos, 47 aplicações de medicamentos, 34 coletas de materiais para exames, 27 aferições de temperatura corporal, 20 inalações, três retiradas de pontos, além de dois pacientes que ficaram em observação e um atendimento de urgência com remoção. O balanço de atendimentos referente aos primeiros 30 dias de funcionamento revelou, no entanto, que 420 pacientes deixaram de comparecer às consultas agendadas por meio do SIS 160. Os maiores índices de absenteísmo foram registrados nas consultas de clínica médica, com 203 pacientes ausentes, e de ginecologia e obstetrícia, com 130 faltas. Nas duas áreas, as ausências representam mais de 30%. "Estes índices estão muito acima da média aceitável, por isso voltamos a pedir que os pacientes confirmem presença ou, em caso contrário, informem sobre a falta com antecedência para as vagas possam ser disponibilizadas para outras pessoas", informou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. Clique aqui e confira detalhes dos atendimentos Estrutura Classificada como unidade de porte III, a UBS Alto Ipiranga conta com 750 metros quadrados de área construída e oito consultórios, sendo três básicos, dois ginecológicos e três odontológicos. A estrutura contempla, ainda, uma sala de observação, até então inédita em unidades básicas de saúde, salas de demonstração em saúde, vacinação e procedimentos de enfermagem, além de farmácia e outros espaços. O investimento na construção foi de R$ 1.452.844,34, dos quais R$ 659.000,00 são verba do Governo Federal repassada por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Junji Abe. Os outros R$ 793.844,34 foram recursos municipais. A nova unidade está sendo gerenciada pela Pró-Saúde, organização social vencedora do processo de chamamento público. A UBS Alto Ipiranga fica na rua Capitão Joaquim Melo Freire, nº 700.