Campanha Novembro Azul será lançada nesta quinta-feira, no auditório da Unica

09 de novembro de 2016

A Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes promovem nesta quinta-feira (10/11), às 9 horas, o lançamento oficial da Campanha Novembro Azul, no auditório da Unica - Unidade Clínica e Ambulatorial, localizada em Jundiapeba. Para marcar a abertura das ações de orientação e prevenção ao câncer de próstata, o evento contará com uma palestra do psicólogo José Roberto Maiolo sobre a importância da prevenção e do fim do preconceito. Durante todo o mês de novembro, todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) promovem rodas de conversa em salas de espera para esclarecer o público sobre o câncer de próstata e também sobre diabetes e hipertensão, outras duas doenças que mais costumam afetar o público masculino. O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, que conta com especialidade de urologista, também promoverá várias palestras e ações educativas sobre o tema. Além disso, até o final de novembro, estão sendo agendados exames de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento no último ano. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para obter as orientações necessárias. O PSA - Antígeno Prostático Específico - é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Também são realizados os exames de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, e o exame de toque retal, ambos solicitados conforme critério médico. Estas e outras informações estão sendo divulgadas pelas unidades de saúde para ampliar a prevenção entre os homens, assim como ocorreu com as mulheres na prevenção do câncer de mama, durante o Outubro Rosa.