Próxima etapa do Concurso Gastronômico do Crescer será no dia 16 de novembro

09 de novembro de 2016

Tatiana Almeida Ramos e Karla Michele Balbuena, alunas do curso de Gastronomia Internacional, foram as primeiras a apresentar sua receita na modalidade Mestre Cuca do 1º Concurso Gastronômico do Crescer, realizado na manhã desta quarta-feira na unidade da Vila Natal. No período da tarde, foi a vez dos candidatos à Mestre Confeiteiro. Todos tiveram como tema "O prato de sua vida". Foram escolhidos 10 semifinalistas de cada modalidade, que apresentarão suas receitas na próxima quarta-feira (16/11). Ao apresentar um risoto de funghi com medalhão de filé mignon, as alunas destacaram que o prato foi escolhido por ter sido aprendido no curso. "Escolhemos esta receita porque ela representa este momento em nossas vidas, em que estamos participando do curso e está sendo muito importante para nós", disse Karla. Os alunos foram divididos em duas cozinhas, onde os jurados puderam acompanhar a preparação final dos pratos. Os critérios avaliados foram organização, sabor, criatividade e apresentação. Para Juliana de Paula Guedes de Melo, responsável pelo Departamento de Educação Não Formal, o concurso é uma forma de incentivar os alunos e ex-alunos a progredirem em suas carreiras. "É uma forma de encorajá-los a melhorar e dar andamento nos estudos. Esperamos que os jurados deem dicas neste sentido, para que eles se sintam confiantes em prosseguir", disse. O maior número de inscritos foi na modalidade Mestre Confeiteiro, em que foram apresentadas 29 receitas. Os participantes contaram com o apoio dos monitores Mariana Faleiro Del Poente, Ana Fátima Quati, Gilberto Umehara e Tatiane Eroles. Para os jurados a primeira etapa foi aprovada. "Estou emocionado em estar aqui hoje e ver a qualidade destes pratos. Parabéns pela iniciativa", disse Roque Thomazini, diretor e professor do CENAG - Centro de Aprendizado Gastronômico. A próxima etapa será no dia 16 de novembro e contará com a participação dos 10 semifinalistas de cada modalidade.Para a categoria Mestre-Cuca (Salgados), o candidato deverá preparar um prato com abóbora e para o Mestre Confeiteiro (Doces), o ingrediente base será café. A apresentação também será dividida nos períodos da manhã e tarde no Crescer da Vila Natal. A final será no dia 23 de novembro. Os vencedores serão premiados com uma vaga para curso do primeiro módulo de 2017 e os finalistas aprovados a partir da segunda fase poderão participar de um minicurso com a chef de cozinha Mariana Del Poente. Mais informações pelo telefone 4799-4859. (KCB)