Palestra marca lançamento oficial da Campanha Novembro Azul, no auditório da Unica

10 de novembro de 2016

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, participaram do lançamento da Campanha Novembro Azul, nesta manhã de quinta-feira (10/11), no auditório da Unica - Unidade Clínica Ambulatorial, no Distrito de Jundiapeba. Durante todo o mês, várias ações educativas estão programadas e dia 23 de novembro será o tradicional dia de vestir azul em toda a cidade. O objetivo é ampliar as informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na abertura do evento, o secretário apresentou as ações voltadas para a prevenção do câncer de próstata ao longo do mês, falou sobre dados e sintomas da doença. No ano passado, por exemplo, o câncer de próstata foi responsável por 88 internações e 10 óbitos entre pacientes mogianos, o que representa uma taxa de mortalidade de 10,00 por 100 mil habitantes. "Comparando com os anos anteriores, essa taxa está em baixa, mas podemos reduzir ainda mais, ampliando as ações de conscientização", explicou o secretário, lembrando que o trabalho foi possível graças à ampliação da oferta de consultas e exames. Clique aqui e confira detalhes da apresentação da Campanha Novembro Azul Na sequência, o psicólogo José Roberto Maiolo abordou a necessidade dos homens cuidarem mais da saúde, vencendo qualquer preconceito em prol da qualidade de vida. "Existe um estigma de que homem não chora, homem é forte, mas a verdade é que também sentimos medo, também temos vergonha e também precisamos ir ao médico", explicou. O público presente participou do evento levando gelatina para doação aos pacientes em tratamento oncológico e tirou dúvidas sobre o tema. Durante todo o mês de novembro, todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) promovem rodas de conversa em salas de espera para esclarecer o público sobre o câncer de próstata e também sobre diabetes e hipertensão, outras duas doenças que mais costumam afetar o público masculino. O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes também promoverá várias palestras e ações educativas sobre o tema. Além disso, até o final de novembro, estão sendo agendados exames de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento no último ano. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para obter as orientações necessárias. O PSA - Antígeno Prostático Específico - é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue.