Semae celebra 50 anos de fundação com início do maior investimento de toda sua história
Serviço Municipal de Águas e Esgotos
Na semana em que se completam os 50 anos da lei que criou o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), a autarquia deu início ao maior investimento com recursos próprios em sua história: na manhã desta quinta-feira (10/11), o prefeito Marco Bertaiolli assinou a ordem de serviço para a primeira etapa da modernização, reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, na Rua Otto Unger. Serão R$ 12,1 milhões aplicados na construção de seis filtros e reforma dos outros seis que já são utilizados, melhorando a qualidade da água distribuída à população. "Num momento em que muitas administrações públicas estão até cortando na folha de pagamento, o Semae investe R$ 12 milhões de seu próprio orçamento. Isto é resultado da competência administrativa. A autarquia é uma expressão viva de que é possível fazer a gestão de uma empresa pública com qualidade", afirmou o prefeito. "O Semae hoje é totalmente diferente daquele que assumimos em 2009. Naquela época, o que se falava na cidade era que o Semae não tinha jeito, que precisava ser privatizado ou vendido para a Sabesp. Hoje não se fala mais nisso, pois está comprovado que é possível ter uma empresa pública eficiente", completou o prefeito. O prefeito eleito Marcus Melo, que foi diretor-geral do Semae por cinco anos, também participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço e enfatizou a capacidade de investimento obtida pela autarquia. "Gerenciar o Semae foi um grande desafio. Por várias vezes, ouvimos que não seria possível, mas com o esforço de pessoas que acreditaram no nosso projeto, atingimos o objetivo de torná-lo uma empresa pública eficiente. Esta conquista é de todos, pois o Semae pertence a todos nós." No evento, o prefeito Marco Bertaiolli, o prefeito eleito Marcus Melo e o funcionário João Carlos Aguiar, que está no Semae há 42 anos e é o mais antigo servidor da autarquia, foram homenageados com troféus. Obras As obras de modernização da ETA devem começar em dezembro e a previsão é de que sejam concluídas em 20 meses. A equipe técnica da autarquia já aprovou os projetos executivos apresentados pelas empresas Petranova e Hidrosan. "Aprovamos os detalhamentos apresentados, incluindo as fases de execução para que tenhamos as reformas sem interrupção dos sistemas de abastecimento", explicou o diretor-geral Dirceu Lorena de Meira. "É como fazer a manutenção do veículo com ele em movimento durante a maior parte do serviço", exemplificou. "No final da obra, no momento de interligação com a rede, é provável que tenhamos pequenas interrupções programadas, com poucas horas de paralisações e aviso à população com antecedência. Na mesma analogia, é como fazer a manutenção com o carro em movimento, mas com curtas paradas para troca de pneus", completou. "Nos últimos anos, o Semae melhorou sua capacidade financeira e de investimentos, o que nos permite realizar grandes obras", destacou o diretor-geral. Além dos novos filtros, o sistema será automatizado, incluindo a retrolavagem (limpeza dos filtros), tornando mais moderna a operação. A estação também ficará pronta para uma futura ampliação do volume produzido pelo Semae (dos atuais 950 litros por segundo para 1.200 litros por segundo), devido à maior área de filtração. O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro civil Luiz Di Bernardo, mestre e doutor em hidráulica e saneamento e considerado uma das principais referências do assunto no País, com pós-doutorado pela Iowa State University, nos Estados Unidos. O documento é como um plano diretor para melhoria e eficiência da ETA, e que servirá de parâmetro para qualquer mudança futura na estação. No Semae, o desenvolvimento do projeto é acompanhado por todos os departamentos e divisões da autarquia. Posteriormente, a modernização terá outras duas etapas. A segunda será a construção de uma unidade de tratamento de resíduos e a terceira, um novo conjunto de floculadores, que são equipamentos que agitam a água e onde (com a adição de produtos químicos) se formam flóculos que carregam a sujeira para ser separada. O investimento total previsto é de R$ 30 milhões. A Estação de Tratamento de Água Centro foi inaugurada em maio de 1957, quando o serviço ainda era prestado pela Divisão de Água e Esgotos, órgão que antecedeu ao Semae e que era subordinado ao Departamento de Viação, Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura. Esta será a terceira reforma e ampliação da ETA. A primeira foi em 1970 e a segunda, em 1992. Comemorações No evento inaugural em comemoração ao cinquentenário da autarquia, o diretor -geral apresentou os resultados das atividades e evolução do Semae nos últimos anos, tanto no abastecimento de água quanto na coleta e tratamento de esgotos. O programa de comemorações inclui eventos como workshops, palestras, início e entrega de obras. Outra atividade importante do calendário será o lançamento do livro "Semae - 50 Anos", produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi das Cruzes e a autarquia. O documento, que conta as principais realizações do Semae ao longo dessas cinco décadas de história, deve ser lançado até dezembro. O Semae foi criado pelo prefeito Carlos Alberto Lopes (Lei Municipal 1.613, de 7 de novembro de 1966), o mesmo que, em 1929, havia inaugurado o primeiro reservatório de água da cidade. Em 26 artigos, a lei estabelece os deveres e direitos do novo órgão, bem como sua estrutura administrativa. Já os 50 anos do início das atividades da autarquia serão completados em 1º de janeiro de 2017. É que pouco tempo depois da instituição do Semae, a Lei 1.633 (de 28 de dezembro de 1966) complementou a criação do órgão municipal. Em seu artigo primeiro, a legislação considera "o ano de 1967 como o primeiro de efetivo exercício do Serviço Municipal de Águas e Esgotos" e que as atividades realizadas em 1966 "são consideradas, apenas, como necessárias para a sua instalação". (JN)
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