Câmara Federal realiza visita ao Centro Dia do Idoso e Vila Dignidade

11 de novembro de 2016

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Federal, composta pelos deputados Roberto Lucena (presidente) e Leandre Dal Ponte (vice-presidente), esteve em Mogi das Cruzes, nesta sexta-feira (11/11), para conhecer algumas iniciativas da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizadas em prol da população idosa. O grupo foi recebido pela secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini, e pela secretária de Gabinete, Neusa Marialva. A primeira visita foi ao Centro Dia do Idoso, no bairro do Rodeio, que atende atualmente 30 homens e mulheres semidependentes com mais de 60 anos. "Esse equipamento é destinado ao acolhimento, proteção e convivência para idosos que, sozinhos, não podem obter esses cuidados porque suas famílias trabalham", explicou Eliana. Ao final da tarde, o idoso volta para casa, mantendo seus vínculos familiares, depois de receberem alimentação e participarem de atividades de lazer e cultura em um espaço adaptado e especialmente planejado para a terceira idade. Na sequência, o grupo seguiu para a Vila Dignidade, um condomínio especialmente criado para atender idosos dependentes, mas sem vínculos familiares. Todas as casas possuem recursos de acessibilidade e banheiro adaptado, além de uma campainha especial que pode ser acionada do banheiro ou do quarto em casos de emergência. A Vila Dignidade conta com apoio de uma assistente social que atende exclusivamente aos idosos do local. As visitas realizadas em Mogi das Cruzes completaram uma agenda especialmente destinada ao estudo de política para idosos. "Estivemos pela manhã na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para conhecer o trabalho da pasta e no período da tarde realizamos essas visitas para tomar conhecimento da prática. Vamos levar essas experiências para ampliar as discussões e propor ajuda permanente de defesa ao idoso", explicou o deputo Roberto Lucena, que levou material informativo da cidade sobre as ações destinadas para idosos. ESCÓCIA Na última semana, um grupo de pesquisadores e profissionais da University of The West Scotland e da Gesaworld do Brasil, liderados pela professora e geriatra Anne Hendry, esteve em Mogi das Cruzes para conhecer os mesmos equipamentos de atendimentos aos idosos, visando novas propostas de trabalho integrado entre as mais diversas áreas. Os dois equipamentos mogianos foram indicados pelo Governo do Estado, parceiro do município nestas iniciativas de atenção aos idosos.