Furusato Matsuri segue até este domingo (13/11) com diversas atrações do setor agrícola

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

12 de novembro de 2016

A 26ª edição do Furusato Matsuri - Festival Agrícola de Mogi das Cruzes segue até este domingo (13/11) com diversas atrações. O evento, realizado na sede da Associação dos Agricultores de Cocuera, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, tem como tema deste ano a "Esperança", pois os agricultores estão esperançosos para que o Brasil supere a crise econômica e retome o crescimento. A abertura oficial da festa ocorreu na manhã deste sábado (12/11), com a presença de autoridades e representantes do setor agrícola. O evento tem o objetivo de divulgar o bairro do Cocuera, apresentando produtos agrícolas da região, sua cultura e história. Furusato Matsuri significa "Festa da Terra Natal". O festival simboliza a volta para a casa dos filhos e netos dos fundadores do bairro, que saíram para trabalhar em outros locais e retornam à região no dia da festa. Também é um agradecimento à boa colheita. O festival integra o calendário oficial de eventos da cidade e a expectativa é de que 18 mil pessoas participem desta edição de 2016. "A festa tem a missão de apresentar a cultura japonesa em nossa região e também o afinco e dedicação dos agricultores para o abastecimento da Grande São Paulo. Como gestores públicos, temos a função de manter este setor funcionando. A dimensão desta festa, portanto, é muito ampla, e tem de ser bem vista pela sociedade como um todo", disse o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, que representou o prefeito Marco Bertaiolli. O prefeito eleito Marcus Melo também participou da abertura e parabenizou os organizadores "por manter a tradição e a cultura". Quanto ao tema da festa, Melo destacou que o Brasil passa por um momento difícil, mas que é preciso manter a esperança e a dedicação. "A solução para a crise virá por meio do trabalho, e a agricultura é um setor muito importante de nossa economia", destacou. O vereador e vice-prefeito eleito Juliano Abe também enfatizou a necessidade do esforço para superação da crise econômica: "A mensagem que esta festa transmite é a de que precisamos de atitude para sair das dificuldades", afirmou. Neste sábado, a programação vai até as 20 horas. No domingo, a festa será das 10h30 às 18 horas, com exposição e venda de flores, frutas e hortaliças produzidas na região; veículos, tratores e implementos agrícolas; mini-shopping; comidas típicas e vários shows. A entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes é por meio do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e secretarias de Agricultura, Saúde, Transportes e Serviços Urbanos. Também participaram do evento o ex-prefeito Junji Abe, secretários municipais, deputados e vereadores. (JN)