Autarquia investe em equipamentos de manutenção eletromecânica

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

16 de novembro de 2016

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) está investindo em melhorias em seus setores de manutenção. Somente na área de eletromecânica, são cerca de R$ 150 mil na compra de kits de ferramentas manuais e elétricas, bancadas, alinhadores a laser, máquinas de solda e de corte plasma, lixadeiras e serras. Além da melhoria das condições de trabalho das equipes, a medida permite uma resposta mais rápida e com mais qualidade à população que necessita dos serviços. A manutenção civil, por exemplo, passou por uma importante reestruturação que incluiu a construção de uma nova sede, no Mogilar, aumento do número de funcionários e compra de veículos e equipamentos. A nova base operacional, na Rua Casarejos, está equipada com refeitório, vestiários, sanitários, guarita, oficina e marcenaria, escritórios e galpões para armazenamento de materiais e equipamentos, o que deixa tudo mais organizado. Antes desta sede, havia apenas uma base que compartilhava a área do almoxarifado central do Semae, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Rua Otto Unger. Recentemente, o Semae também adotou um moderno sistema de monitoramento e controle online das ordens de serviço para dar mais agilidade à distribuição e execução dos trabalhos realizados pelas equipes da autarquia. Com o novo método, que já está em operação e tem apresentado bons resultados, as informações sobre os serviços são enviadas aos telefones celulares dos operadores, com transmissão via internet. A ferramenta proporciona economia de tempo, rastreamento das equipes e melhor gerenciamento de materiais, equipamentos e mão de obra. O responsável de cada setor envia as ordens de serviço para o celular, seja para reparos em bombas, reservatórios ou nas redes de água e esgoto; ligações/religações ou cortes e troca de hidrômetros. Realizada a tarefa, os operadores confirmam a execução diretamente no sistema, incluindo fotografias de cada etapa, gerando relatórios automáticos. O processo todo é realizado em tempo real. (JN)