Bertaiolli assina tratado de irmandade entre Mogi das Cruzes e a cidade belga de Tournai

17 de novembro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli assinou nesta quinta-feira (17/11), na Bélgica, o Projeto de Convenção de Geminação com a Cidade de Tournai. O documento, que também foi assinado pelo prefeito de Tournai, Rudy Demotte, oficializa a relação de intercâmbio entre Mogi das Cruzes e a cidade belga em diversas áreas e campos de conhecimento. A solenidade aconteceu na sede do Executivo de Tournai e contou com a presença diversas autoridades belgas. "Estou verdadeiramente honrado com a recepção que tivemos aqui na Bélgica. O prefeito de Tournai, Rudy Demotte, que também é Ministro Presidente da Comunidade Francesa na Bélgica, convidou muitos empresários e autoridades de outras regiões para participarem desta e da outra reunião que realizamos, na qual tive a oportunidade de fazer uma apresentação de Mogi das Cruzes. O tratado de irmandade, portanto, foi oficialmente assinado com a cidade de Tournai, mas acaba se estendendo para a Bélgica como um todo", destaca Bertaiolli. Segundo o projeto, as duas cidades vão desenvolver suas relações tendo por base princípios de igualdade, compreensão, benefício e respeito mútuo. A partir do tratado, ambas se comprometem a estimular e contribuir para o estabelecimento de relações entre firmas, cooperativas e empresas comerciais que tenham sedes em seus territórios. O documento prevê também que cada parte estimulará o desenvolvimento turístico e cultural de forma bilateral e incentivará a celebração de acordos diretos entre as instituições culturais e de educação das duas localidades. A assinatura do tratado de irmandade, que tem validade oficial de três anos, porém pode ser prorrogado por tempo indeterminado, era o principal compromisso na agenda do prefeito Marco Bertaiolli, que embarcou para a Bélgica na última sexta-feira (11/11), em viagem oficial. O outro compromisso foi a reunião para apresentação oficial da cidade de Mogi das Cruzes, que contou com a presença de cerca de 150 belgas, entre empresários, comerciantes e autoridades. Histórico Mogi das Cruzes e Tournai começaram a estreitar laços durante a realização da Copa do Mundo de 2014, ocasião em que Mogi hospedou a seleção belga de futebol. A partir disso, o município passou a desenvolver uma série de ações em reverência ao país, incluindo materiais didáticos distribuídos na rede municipal de ensino, elaboração de um cardápio especial dentro da merenda escolar, além de um festival da cerveja belga, feito em parceria com a iniciativa privada. Graças à hospitalidade oferecida durante esse período, o prefeito Marco Bertaiolli foi condecorado com a medalha Officier de L´ordre de Leopold II (Oficial da Ordem de Leopold II), honraria de reconhecimento do Rei Filipe, da Bélgica. Foi nesta ocasião, aliás, que Bertaiolli entregou ao prefeito de Tournai ofício propondo a formalização da irmandade entre Mogi das Cruzes e Tournai. O então cônsul geral da Bélgica, Didier Vanderhasselt, também se fez tão presente em eventos da municipalidade antes, durante e depois da Copa que acabou sendo homenageado pela Câmara Municipal com a outorga do título de Cidadão Mogiano.