Pró-Hiper apresenta trabalho em Simpósio de Geriatria e Gerontologia

18 de novembro de 2016

O Pró-Hiper está participando do VIII Simpósio de Geriatria e Gerontologia e da XIII Jornada Gerontológica do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, em São Paulo. O trabalho "A Intervenção do Exercício Físico Resistido em Idoso com Doença de Parkinson: Um Estudo de Caso" foi elaborado pela equipe técnica do Pró-Hiper e selecionado na modalidade pôster para servir de exemplo para os visitantes. O objetivo do trabalho foi verificar o impacto de um programa de exercícios físicos direcionados a um idoso portador de Doença de Parkinson e os resultados positivos da atividade no enfrentamento da doença e na qualidade de vida do aluno. O estudo de caso realizado pelos profissionais do Pró-Hiper ficou entre os 10 trabalhos selecionados para exposição na edição deste ano do evento, que termina nesta sexta-feira (18/11). O Simpósio de Geriatria e Gerontologia do IPGG e Jornada Gerontológica são promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenadoria de Serviços de Saúde e do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, sempre com a preocupação de abordar propostas de melhorias do processo de envelhecimento e das formas de atendimento à pessoa idosa. O Pró-Hiper é uma das primeiras iniciativas da Prefeitura de Mogi das Cruzes na área de atendimento ao idoso, onde são oferecidas diversas atividades supervisionadas, como aulas de hidroginástica, informática, musculação, vôlei adaptado, dança de salão, corte e costura, violão, panificação e corrida, entre outras. Foi implantado há oito anos, conta com mais de 3 mil usuários cadastrados e uma frequência diária que gira em torno de 500 pessoas. Nos últimos oito anos, no entanto, a Administração Municipal ampliou de forma significativa a oferta de serviços e atendimentos voltados para os idosos. Na semana passada, por exemplo, entrou em operação a UnicaFisio - Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação, ao lado do Hospital Municipal, em Braz Cubas, que oferece atendimento completo para quem tem mais de 60 anos, tanto na área de reabilitação e fisioterapia, como na promoção de saúde por meio de atividades físicas. Mesmo conceito aplicado na Academia da Unica, em Jundiapeba, onde os alunos têm acesso também a um centro de especialidades médicas voltado para diagnóstico e tratamento. O atendimento foi ampliado com a inauguração da Vila Dignidade, na Vila Cecília, onde idosos independentes vivem em um condomínio especialmente projetado para a terceira idade, e o Centro Dia do Idoso, no bairro do Rodeio, onde homens e mulheres com mais de 60 anos, semidependentes, podem passar o dia desenvolvendo diversas atividades supervisionadas e monitoradas.