Comitiva do município de Itapetininga conhece detalhes do Sistema Integrado de Saúde

22 de novembro de 2016

O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, recebeu nesta terça (22/11), a visita de técnicos da futura gestão da Prefeitura de Itapetininga, interior do Estado de São Paulo, interessados em conhecer detalhes do SIS - Sistema Integrado de Saúde. O grupo esclareceu dúvidas e visitou a Central de Agendamento de Consultas e o totem instalado no Pró-Mulher para entender o funcionamento do sistema que já conta com mais de 200 mil usuários ativos na cidade. "Conseguimos avançar muito em tecnologia e facilidade de acesso desde a implantação do SIS na rede municipal de saúde. Inicialmente, pensamos em fazer a implantação por unidades, mas depois decidimos informatizar e interligar todas as unidades de uma só vez, o que foi extremamente positivo porque conseguimos construir o sistema de forma integrada", explicou o secretário. O SIS tem ganhado destaque nacional porque permite, por meio de informatização e interligação. Desde a sua implantação, em 2010, o Sistema Integrado de Saúde vem promovendo importantes avanços na saúde de Mogi das Cruzes. O trabalho começou com a informatização e evoluiu para a disponibilização de recursos importantes como prontuário eletrônico, controle de estoques de medicamentos e insumos, disponibilidade de vagas e confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas, além de um mapeamento clínico dos pacientes por região e combate à violência contra criança, mulher e idoso. O grupo de visitantes ficou impressionado com o sistema e esclareceu diversas dúvidas sobre o funcionamento e gerenciamento do SIS. "Estamos trabalhando no planejamento estratégico para a próxima gestão, tirando o máximo de ideias, porque uma das prioridades para a próxima gestão é justamente a informatização da saúde", explicou Cristiane Mirighi, futura secretária municipal de Saúde de Itapetininga. Ela esteve em Mogi acompanhada de Matheus Meira, Luís Carlos Oliveira e Walkyria Tavares Vieira de Andrade, que representaram a prefeita eleita Simone Marchetto, para a gestão (2017/2020).