Funcionários da Prefeitura vestem azul para lembrar o combate ao câncer de próstata

23 de novembro de 2016

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, esteve com funcionários do prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes e da Secretaria Municipal de Saúde para prestigiar o Dia de Vestir Azul, realizado nesta quarta-feira (23/11). O evento faz parte da programação da Campanha Novembro Azul promovida para prestar orientações e facilitar o acesso ao tratamento contra o câncer de próstata e outras doenças que atingem o público masculino. Assim como acontece na Campanha Outubro Rosa, a adesão dos funcionários é sempre muito grande. "Quero aproveitar a oportunidade para agradecer o envolvimento de todos. É muito importante divulgarmos essas ações e incentivarmos os homens a cuidarem da saúde, realizando consultas e acompanhamentos periódicos, como já é costume entre as mulheres", afirma. Nesta quarta-feira, o coordenador Hospitalar da Prefeitura de Mogi das Cruzes, médico oncologista Paulo Villas Bôas de Carvalho, apresentou uma palestra sobre Saúde do Homem, no auditório do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Durante todo o mês, postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) promovem rodas de conversa em salas de espera para esclarecer o público sobre câncer de próstata e também sobre diabetes e hipertensão, outras duas doenças que mais costumam afetar o público masculino. Além disso, até o final de novembro, estão sendo agendados exames de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento no último ano. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para obter as orientações necessárias. O PSA - Antígeno Prostático Específico - é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue.