Ações de Educação para o Trânsito atendem mais de 128 mil pessoas em 2016

Secretaria de Mobilidade Urbana

25 de novembro de 2016

A Secretaria Municipal de Transportes fecha 2016 com um balanço positivo nas ações voltadas à Educação para o Trânsito em Mogi das Cruzes. Na semana em que se celebrou o Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito, os levantamentos mostram uma evolução na segurança viária da cidade, com a diminuição no número de ocorrências e vítimas registradas. De acordo com estimativas da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, cerca de 128 mil pessoas foram beneficiadas durante todo o ano com as ações voltadas à melhoria da segurança viária. Fazem parte deste trabalho, as atividades da Escola Mirim de Trânsito, palestras em escolas e para motoristas do sistema de transporte coletivo, ações específicas voltadas ao respeito aos ciclistas e a travessia segura de pedestres, além de campanhas voltadas à população, com distribuição de material informativo e colocação de comunicação visual específica e direcionada nas vias de grande movimentação. "A busca pela segurança nas ruas e avenidas da cidade é feita com investimentos em diversas áreas, que compreendem a educação e as intervenções de engenharia de tráfego, de fiscalização, de sinalização. Neste contexto, a Educação para o Trânsito tem um papel fundamental, uma vez que atua na melhoria do comportamento das pessoas e também na formação, desde as crianças, de cidadãos conscientes sobre a necessidade do cumprimento das regras de trânsito para a sua própria segurança e também do próximo", destacou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol. O secretário lembrou ainda que, durante o ano, 84 ações foram desenvolvidas pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito. "Analisando os números, foi possível levar a mensagem sobre comportamento seguro no trânsito à grande parte da população de Mogi das Cruzes, seja por meio de ações voltadas para grupos específicos, seja com divulgação em massa nas vias que, uma vez instalados, beneficiam todos os que passam por aquele local", disse. Na prática, os investimentos se revertem em uma diminuição no número de acidentes e vítimas nos últimos anos, levando-se em consideração a área urbana de competência municipal. O número total de acidentes teve uma queda expressiva de 51,4%, entre 2007 e 2015, passando de 4.757 ocorrências para 2.310. No período, o número de acidentes com vítimas, que são os mais graves, teve a queda mais acentuada, com redução de 75,7%. Outro destaque foram os atropelamentos, com diminuição de 68,2% Já com relação às vítimas, os números também apontam queda, com redução de 65,8% no total, também considerando-se os números entre 2007 e 2015. O índice de vítimas leves caiu 96,9%, enquanto os casos de vítimas graves diminuíram 25,3% e as fatais apresentaram redução de 9,1%. "A queda nos índices de acidentes em Mogi das Cruzes é bastante positiva porque mostra que os investimentos que estão sendo realizados estão dando resultado. Mais significativo ainda é constatar que os acidentes mais graves, aqueles que resultam em vítimas, tiveram uma queda percentual ainda maior", comentou Xiol. Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e sobre o agendamento de atividades para 2017 podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142. (LM)