Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realiza cirurgia ginecológica avançada

28 de novembro de 2016

Em pouco mais de um ano de implantação, uma técnica cirúrgica avançada recuperou a saúde -- e a autoestima -- de dezenas de mulheres atendidas no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP). Elas sofriam de incontinência urinária, popularmente conhecida como "bexiga caída", doença que provoca a perda involuntária de urina. Estima-se que 10 milhões de brasileiros sejam afetados pela incontinência urinária, cuja predominância é duas vezes maior em mulheres. Além das dificuldades físicas, a incontinência urinária também pode provocar danos psicológicos nas pessoas. Oferecida no Hospital Municipal desde setembro de 2015, a técnica, conhecida como sling, é considerada a mais adequada para correção devido ao alto índice de sucesso, que pode chegar a 90%. Trata-se da utilização de tiras especiais que são aplicadas em torno da uretra e colo da bexiga, permitindo que o paciente recupere o controle da urina. "A colocação de sling transobturatório é o "padrão ouro" em cirurgias ginecológicas", ressaltou o ginecologista Danilo Kfouri Ennes, coordenador da equipe de cirurgia ginecológica do Hospital. "A mulher que passa por este tipo de intervenção tem uma recuperação rápida", acrescentou. Até outubro deste ano, o hospital já realizou 39 correções de "bexiga caída" O investimento neste tipo de cirurgia é alto, chega a aproximadamente R$ 4,8 mil, tendo 92% de seu custo bancado com recursos próprios da Administração Municipal. "A Prefeitura de Mogi das Cruzes trabalha continuamente para oferecer acesso e qualidade de vida aos pacientes. Essa cirurgia é um dos procedimentos que garante esses benefícios uma vez que a mulher que consegue eliminar a incontinência urinária volta ao convívio e às suas atividades sociais", explica o secretário municipal de Saúde Marcello Cusatis. Pacientes que precisam passar pelo procedimento são encaminhadas ao hospital por meio do SIS (Sistema Integrado de Saúde). "Todos os casos são analisados. Quando há necessidade de cirurgia, o médico efetuará o pedido de exames pré-operatórios e agendará a data adequada para a realização do procedimento", detalhou o coordenador ginecológico. Saúde da mulher A cirurgia de correção de bexiga caída faz parte de conjunto de serviços oferecidos à mulher no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Atualmente, as moradoras de Mogi têm à disposição atendimento ginecológico ambulatorial, por meio de consultas agendas via SIS. Também podem realizar exames importantes como coleta de Papanicolaou, ultrassonografia das mamas, transvaginal e abdominal, e a urodinâmica. Além disso, o hospital faz todas as cirurgias ginecológicas determinadas no plano de trabalho definido no início de suas atividades, que são: histerectomia abdominal e vaginal; perineoplastia; e a retirada de nódulos e cistos benignos de ovário.