Fundo Social realiza formatura de 376 alunos que concluíram cursos profissionalizantes

Fundo Social

28 de novembro de 2016

O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes realizou nesta segunda-feira (28/11) à tarde, no hall de eventos da Prefeitura, a formatura de 376 alunos que concluíram os cursos profissionalizantes Mãos na Massa (160 alunos), Padaria Artesanal (45), Manicure e Pedicure (32), Assistente de Cabeleireiro (42), Maquiagem (49), Depilação e Design de Sobrancelhas (19) e Corte e Costura (29). Do total de formandos, 235 participaram de cursos descentralizados, ministrados em 11 bairros. A presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, destacou a qualidade dos cursos, lembrando os resultados relatados pelos alunos. "Esta é última formatura ao longo desses oito anos do nosso trabalho no Fundo Social e sabemos que os cursos contribuem para a geração de renda, para a qualificação das pessoas, para ajudar quem quer entrar no mercado ou mesmo melhorar sua renda. Os alunos nos contam que os cursos são muito proveitosos", disse Mara, ao lado do secretário-adjunto de Assistência Social e vereador eleito Edson Santos; da secretária de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal; da adjunta Valéria Campolino e da coordenadora da Escola de Governo, Marinês Piva. O prefeito Marco Bertaiolli também prestigiou a formatura e lembrou que os cursos ajudam a combater um dos problemas atuais do Brasil, o desemprego. "Temos quase 15 milhões de desempregados no país e os empregos formais são atualmente uma dificuldade. Diante disse, não podemos ficar com os braços cruzados e uma das soluções é apostar em cursos que ajudam a gerar renda, como os oferecidos pelo Fundo Social", comentou. Os cursos descentralizados - do Mãos na Massa e Espaço de Imagem Pessoal - foram realizados nos bairros São João, Jardim Santos Dumont, Conjunto do Bosque, Quatinga, Socorro, Jardim Maricá, no Núcleo da Jardim Juliana, Vila Paulicéia e Vila Nova Suíssa, Mogi Moderno, Cocuera, Jardim Esperança e Jundiapeba. Estrutura Os cursos do Fundo Social fazem parte de uma grande estrutura. O Polo Regional da Escola de Beleza, na Vila Brasileira, oferece cursos de assistente de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas, manicure e pedicure e maquiador. O local também concentra a Escola de Moda, instalada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e que ensina técnicas para produção de roupas e reparos em peças. Outra unidade que funciona no Polo Regional é a Padaria Artesanal, que ensina técnicas para a produção de dez tipos de pães, feitos com vegetais e frutas, com fornos industriais e equipamentos utilizados em padarias profissionais. Já o Mãos na Massa é oferecido pelo Fundo Social por meio de monitores próprios. Os cursos são realizados nos bairros, em entidades, igrejas e associações. Isso faz com que os moradores não precisem sair de casa para estudar. Os alunos aprendem a fazer pães e bolos de vários tipos, salgados e doces. Outra opção de cursos do Fundo Social é o Espaço de Imagem Pessoal: durante sete anos, o Centro Familiar Maria Medianeira, na Vila Nova União, ofereceu os cursos de assistente de cabeleireiro, manicure e maquiagem. Desde 2016, os cursos que eram ministrados no Nova União deixaram de ocorrer no local e passaram a ser oferecidos em outros bairros, como Jundiapeba, por exemplo, aumentando o seu alcance geográfico. (MAS)