Banda Sinfônica do Rodeio apresenta concerto no Theatro Vasques nesta terça

28 de novembro de 2016

A Banda Jovem da Escola Municipal Profª Noemia Real Fidalgo, no Rodeio, apresenta nesta terça-feira (29/11), às 20 horas no Theatro Vasques, o concerto "Um Natal Especial", com a participação do Coral dos Pequenos Cantores, formado por alunos do Colégio Santa Mônica. A unidade escolar integra o projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", promovido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2011. O concerto será dividido em duas partes. Na primeira, a Banda Jovem apresenta um repertório diversificado, com uma seleção de sucessos e temas de filmes, como "Assim Falou Zaratustra", de Richard Strauss, trilha de uma das cenas mais icônicas do cinema mundial, em "2001 - Uma Odisseia no Espaço", além de um medley só com músicas dos Beatles, entre outras peças específicas para banda de concerto. Já a segunda parte será toda com temas clássicos de Natal, como "Jingle Bells", "Noite Feliz e Boas Festas", executadas pelo grupo sinfônico e pelo Coral do Colégio Santa Mônica. Conforme destaca o maestro Allan Caetano de Paula, regente do grupo, esta será a primeira vez que os dois grupos se apresentam juntos. "Vai ser uma experiência bastante interessante para todos, principalmente para o público", ressalta. Apesar de serem formadas por crianças, a banda e o coral estão em um nível técnico bastante avançado, o que permite a execução e peças mais complexas. "Os arranjos foram todos readaptados e estão muito bem ensaiados", completa o maestro. O palco do Vasques vai receber 40 pequenos músicos da Banda Jovem. Já o Coral, fundado há mais de 15 anos pela maestrina Francine de Paulo Martins, se apresentará com 80 músicos. Atualmente, a banda do Rodeio atende 430 alunos, sendo 110 com aulas de instrumento de sopro e percussão, 380 com aulas de musicalização e mais 40 com aulas de violão popular.