Prefeitura retira material depositado irregularmente na rua Jardelina de Almeida Lopes

Secretaria de Serviços Urbanos

29 de novembro de 2016

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fizeram nesta semana a retirada de material depositado irregularmente na rua Jardelina de Almeida Lopes, na altura do número 1651, no bairro Alto do Ipiranga. O material, que incluía sacos de lixo, pedaços de madeira e galhos de árvore, estava obstruindo parcialmente a via pública, levando risco aos motoristas e pedestres, além de contribuir para a incidência de enchentes. O autor do depósito irregular foi identificado e autuado pelos fiscais da Secretaria Municipal de Segurança, em 40 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que corresponde a R$ 6.084,00. A ação faz parte dos trabalhos de rotina das duas equipes, que percorrem diariamente a cidade, com vistas à manutenção da ordem e limpeza pública. Apesar dos serviços constantes de recolha, a colaboração e participação da comunidade são fundamentais, primeiramente abandonando esse tipo de prática, já que existe uma ampla estrutura implantada na cidade para o descarte correto de lixo, entulho e outros tipos de material e também fazendo denúncias ao testemunhar ações dessa natureza, pelo telefone 193. De janeiro de 2016 até o presente instante, 38 denúncias referentes a esse tipo de situação foram registradas junto à Ouvidoria Geral. O Departamento de Limpeza Pública tem mapeados pela cidade cerca de 21 pontos que são vítimas constantes do depósito irregular de lixo e entulho. Em muitos casos, esses locais ficam ao lado de estruturas como os Ecopontos, que existem justamente para o descarte de entulho, lixo eletrônico e outros materiais. Vale lembrar que, além dos riscos, o descarte irregular traz reflexos à capacidade operacional das equipes, uma vez que oscila entre 1 mil e 1,5 mil o volume total de material proveniente do descarte irregular retirado mensalmente pelas equipes da Prefeitura das vias e áreas públicas da cidade. A estrutura disponibilizada pela Prefeitura para a recolha e destinação corretas de lixo e outros materiais inclui desde as coletas de lixo úmido e reciclável (Programa Recicla Mogi), até a Operação Cata-Tranqueira e os Ecopontos. Em muitas delas, o cidadão não precisa sair de casa para que o sistema funcione. Além dos dois tipos de coleta, a Operação Cata-Tranqueira atende a todos os bairros da cidade em uma média de três vezes ao ano. Para se livrar de móveis velhos e materiais inservíveis, o cidadão precisa separar os itens que não têm mais serventia e deixar na calçada de casa, nas primeiras horas da manhã, na data em que a operação atenderá ao seu bairro. Já os Ecopontos são locais de entrega voluntária de materiais como pneus, óleo de cozinha, restos de construção civil, lixo reciclável e lixo eletrônico. No distrito de Braz Cubas, existe uma unidade no Parque Olímpico, na avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, que funciona de segunda a sábado, das 8 às 18 horas. A Administração Municipal mantém outro Ecoponto na rua Júlio Perotti, no Jardim Armênia, além das Administrações Regionais de Biritiba Ussú, Quatinga, Sabaúna e Taiaçupeba, que também recebem os materiais e os Ecopontos Itinerantes, que são implantados em praças da cidade, em dias e horários específicos. Informações completas sobre dias e locais de atendimento de todos os serviços que visam a limpeza pública podem ser consultadas no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, na aba "Serviços Urbanos". (LMS)