Capacitação incentiva empreendedores a participar de compras públicas

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

29 de novembro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli participou, na manhã desta terça-feira (29/11), da abertura da capacitação "Ação Empreendedora - Compras Públicas", voltada a Microempreendedores Individuais (MEI), microempresários e proprietários de empresas de pequeno porte (EPPs) do Alto Tietê, além de profissionais de contabilidade. O evento, realizado no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, tem como objetivo apresentar o processo de compras públicas aos empreendedores e incentivá-los a participar das seleções para fornecimento de bens e serviços à administração pública e a entidades auditadas pelo Tribunal de Contas. O evento foi realizado em uma parceria entre a Prefeitura e a Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Também participaram da ação o escritório Alto Tietê do Sebrae-SP, da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), vinculada à Secretaria Estadual da Fazenda, da unidade regional do Sescon-SP e da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). "Este evento é para apresentar os processos de compras, dar subsídios e incentivá-los a participar deste mercado que apresenta oportunidades. Muitas vezes, elas não são aproveitadas pelos empreendedores por falta de informação. Hoje, a Prefeitura é a maior compradora da cidade e queremos que as micro e pequenas empresas tenham acesso a esses milhões em compras", destacou Bertaiolli. A capacitação foi aberta a Microempreendedores Individuais (MEI), microempresários e proprietários de empresas de pequeno porte (EPPs) do Alto Tietê, além de profissionais de contabilidade. O prefeito lembrou que Mogi das Cruzes já possui uma série de ações para incentivar o funcionamento das micro e pequenas empresas. São ações como o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), que desburocratiza a abertura de empresas, a Sala do Empreendedor, que funciona no terceiro andar do prédio da Prefeitura, o programa Via Rápida Empresa, ação estadual que tem na cidade uma das primeiras contempladas, e o programa Licita Mogi, criado em 2011 e que estimula a participação das pequenas e microempresas mogianas em procedimentos licitatórios realizados pela Administração Municipal. "A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi além da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Além das disposições da legislação federal, temos um decreto municipal que estabelece a prioridade entre as micro e pequenas empresas. E, em caso de empate, é critério de desempate que a microempresa esteja sediada em Mogi das Cruzes", disse Bertaiolli. O trabalho desenvolvido em Mogi das Cruzes foi destacado como exemplo pelo ‎Subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo do Estado de São Paulo, Roberto Sekiya. Ele lembrou que, somente pela Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) do Governo do Estado, passam anualmente cerca de R$ 10 bilhões em compras diversas. "Esta ação empreendedora é para mostrar que tem muita oportunidade e pouca coisa está chegando aos empresários. O que acontece em Mogi das Cruzes, com os parceiros, precisa ocorrer no estado. É importante trabalhar junto com a Associação Comercial e o Sebrae. Este ecossistema precisa trabalhar em conjunto", disse Sekiya. Também participaram do evento, a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Tânia Fukusen, o diretor regional do Sebrae, Sergio Gromik, o diretor regional do Sescon, Max Oliveira, além dos secretários municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Osvaldo Bolanho, e de Gestão Pública, Marcos Regueiro. (LM)