Programa Municipal comemora o Dia Mundial de Combate à Aids com café para pacientes

01 de dezembro de 2016

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, o Programa Municipal de DST/Aids promoveu um café da manhã para pacientes e membros da equipe. Desde 21 de novembro, várias ações foram realizadas para lembrar a data, prestar informações e facilitar o acesso da população ao serviço de diagnóstico e tratamento. A Campanha Fique Sabendo, por exemplo, começou no dia 21 de novembro e termina nesta sexta-feira (02/12), com objetivo de incentivar a realização dos testes de HIV e sífilis entre as pessoas sexualmente ativas e reduzir o número de diagnósticos tardios e suas consequências. Para isso, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima neste período e solicitar o exame. Além disso, três grandes eventos externos foram promovidos para facilitar o acesso da população ao diagnóstico e tratamento. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante do Programa Municipal de DST/Aids esteve no Largo do Rosário nos dias 22 e 26 para levar informação aos munícipes. Na última quarta-feira (30/11), o mesmo trabalho foi realizado no Largo da Feira, em Jundiapeba. A Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém o Programa Municipal de DST/Aids, que trabalha para reduzir a vulnerabilidade da população em adquirir doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, além de melhorar a qualidade de vida dos portadores do vírus. Promove ações de prevenção, diagnóstico e tratamento por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento. A unidade mantém, ainda, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que oferece atendimento médico para crianças (de zero a dois anos, filhos de mães soro positivas), adolescentes e adultos, inclusive gestantes, portadores do HIV. A equipe é composta por médicos, enfermeiras, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicóloga, educadora, técnica de laboratório e farmacêutica. A unidade conta também com atendimento odontológico especializado em pacientes portadores de HIV. O Programa Municipal de DST/Aids funciona de segunda a sexta-feira na rua Fausta Duarte de Araújo, nº 412, no Jardim Santista. O telefone é 4738-5876.