Lenços arrecadados na Campanha Outubro Rosa são doados para pacientes do Luzia

02 de dezembro de 2016

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, acompanhada do secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, da secretária de Gabinete, Neusa Marialva, o secretário adjunto de Assistência Social, Edson Santos, e da voluntária Francesca Valenti, do Grupo Laços de Amizade, estiveram no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, para entregar lenços arrecadados pelas unidades de saúde e instituições parceiras durante a Campanha Outubro Rosa. No total, foram arrecadados 810 lenços com o objetivo de contribuir para aumentar a autoestima das mulheres em tratamento oncológico. Além do Luzia de Pinho Melo, os donativos serão entregues para entidades sociais que atendem pacientes com câncer na cidade. "Essa ação é resultado do envolvimento e da solidariedade dos mogianos que, mais uma vez, não mediaram esforços para colaborar", afirmou Mara. Na Secretaria Municipal de Saúde, uma ação solidária realizada entre os funcionários resultou na arrecadação de lenços. Além disso, todas as unidades de saúde se empenharam por meio diferentes iniciativas e muitos mogianos os postos para levar as peças do acessório. Desde 2010, a Campanha Outubro Rosa promove informações sobre câncer de mama e ainda facilita o acesso das mulheres ao exame de mamografia. Neste ano, somente no mês de outubro, foram realizadas 2.249 mamografias, das quais 145 apresentaram resultados alterados e foram encaminhados para consultas com mastologista. Também foram realizados 2.215 exames de Papanicolaou e 1.240 ultrassonografias de mama.