Secretaria de Educação receberá nova sede moderna e arrojada neste mês

02 de dezembro de 2016

O prédio, que está sendo construído entre a Rua Olegário Paiva e a Avenida Narciso Yague Guimarães, tem atraído a atenção de quem passa pelo local. Com um modelo arquitetônico moderno e arrojado, o espaço será a nova sede da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, que será entregue no dia 16 de dezembro, às 19 horas. A área, eleita como prioridade pela atual gestão do prefeito Marco Bertaiolli, receberá uma estrutura bem planejada e alinhada ao desenvolvimento da cidade. Este é um dos 75 prédios entregues na área de educação nos últimos oito anos. Neste período, foram construídas 66 novas creches e escolas de educação infantil e seis Cempres - Centros Municipais de Programas Educacionais. Outras duas escolas municipais está recebendo uma grande ampliação. "A sede da Secretaria de Educação é a cereja do bolo, que vem coroar todo o investimento que fizemos nos últimos anos nesta área fundamental para o crescimento de nossa sociedade. Será o novo cartão postal da cidade, representando todos os avanços conquistados pela rede municipal de ensino", destacou o prefeito Marco Bertaiolli. Mogi alcançou a nota 6,3 no IDEB em 2015, superando as notas de capitais brasileiras e o previsto para 2019. A obra está na fase final e a comunicação visual e a sinalização interna começarão a ser instaladas na próxima semana. O projeto busca evidenciar o dinamismo do serviço prestado pela pasta e a arquitetura moderna da construção. A iluminação natural é um diferencial, pois praticamente toda a fachada é de vidro atendendo a todos os ambientes. Um amplo paisagismo completa o prédio. A área total construída é de 2.372,44 m2 e o investimento foi de R$ R$ 5.417.747,81. O andar térreo é destinado ao atendimento ao público, oferecendo em um único espaço todas as informações necessárias aos mogianos. Os demais andares são divididos em áreas administrativas e atendem a diversas demandas da educação. Um dos destaques é o último pavimento, que terá sala de reunião e sala para os conselhos municipais ligados à Pasta. "Com o novo prédio, poderemos atender melhor a população reunindo serviços em um mesmo local e com acessibilidade. Esta nova sede demonstra o compromisso da atual gestão com educação, é um incentivo e valorização", disse a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal. Atualmente, a Pasta ocupa o Bloco Didático do Cemforpe - Centro Municipal de Formação Pedagógica Prof. Boris Grinberg, no bairro Nova Mogilar. O patrono do novo prédio é o professor José Sebastião Witter, grande nome da educação em Mogi das Cruzes, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A Secretaria de Educação é responsável pelo atendimento de mais de 48 mil alunos na cidade, número que cresceu 52,26 % em oito anos. Destes, 25 mil estudam em período integral, o que representa mais de 51% do total de estudantes da rede municipal. São 207 unidades escolares no sistema municipal de ensino. (KCB)