Ruas do Mogilar têm mudanças no trânsito nesta terça-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

05 de dezembro de 2016

As ruas Engenheiro Gualberto e Cabo Diogo Oliver terão alterações no trânsito a partir desta terça-feira (06/12). As mudanças, que fazem parte do projeto viário desenvolvido para a abertura do primeiro túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, foram detalhadas na tarde desta segunda-feira (05/12), pelo secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, a representantes de taxistas, empresas de transporte coletivo e imprensa. Clique aqui e confira a apresentação com as alterações A rua Engenheiro Gualberto será provisoriamente interditada no cruzamento com a rua Hamilton da Silva e Costa. Com isso, o quarteirão entre as ruas Cabo Diogo Oliver e Hamilton da Silva e Costa será utilizado apenas para trânsito local. Outra alteração na rua Engenheiro Gualberto acontecerá no trecho entre as ruas Afonso Pena e Cabo Diogo Oliver, que passará a ter mão dupla de direção. Já a rua Cabo Diogo Oliver terá mão dupla de direção entre as ruas Engenheiro Gualberto e Salvador Cabral. Os outros trechos desta via não terão mudanças. "Com a liberação do primeiro túnel do Complexo Viário Tirreno Da San Biagio, já estava prevista a interdição provisória da rua Engenheiro Gualberto. Com isso, foram feitos levantamentos para verificar a melhor opção e ficou decidido pela rua Casarejos, que foi preparada para receber este tráfego, com a transformação em mão única. Com isso, foram eliminados os problemas de fluidez, principalmente nas proximidades dos cruzamentos semaforizados", explicou Xiol. Em novembro, a rua Casarejos já havia sido transformada em mão única em toda sua extensão, desde a rua Presidente Campos Salles até a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes. Com isso, a via também se tornou uma opção para o motorista que deseja acessar a passagem subterrânea Engenheiro Oswaldo Crespo de Abreu. O transporte coletivo também terá alterações. As linhas municipais e intermunicipais que passam pela rua Engenheiro Gualberto deverão fazer itinerário pela rua Casarejos. A Secretaria Municipal de Transportes já instalou abrigo no novo ponto implantado na rua Presidente Campos Salles. Outros dois pontos foram colocados na rua Casarejos, um no quarteirão entre as ruas Cabo Diogo Oliver e Fidalgo e outro próximo ao cruzamento com a rua Doutor Deodato Wertheimer. O trajeto dos ônibus da linha E802 (Terminal Estudantes - Vila São Francisco) passará a ser feito pela rua Presidente Campos Salles, seguindo pela rua Casarejos até a avenida José Moreira Filho, onde acessará a avenida Francisco Rodrigues Filho. O mesmo itinerário será utilizado pelas linhas intermunicipais que até então passavam pela rua Engenheiro Gualberto e pelas linhas municipais que têm como corredor as ruas Cabo Diogo Oliver e Engenheiro Gualberto. Elas passarão a entrar na rua Casarejos. O ponto de táxi localizado na rua Américo Rodrigues Da San Biagio terá uma pequena alteração, passando do lado esquerdo da via para o direito. Os cruzamentos da rua Hamilton da Silva e Costa com a rua Salvador Cabral, que ganhou um semáforo piscante de alerta, e com a rua Casarejos estão sendo monitorados pelo Departamento de Engenharia de Tráfego. O objetivo é que aumentar a segurança para motoristas e pedestres que transitam pelo local. Passagem subterrânea O primeiro túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio está marcada para sábado (10/12), às 10 horas. O túnel ligará a rua Doutor Ricardo Vilela à rua Hamilton da Silva e Costa, permitindo que os motoristas deixem a região central. Durante o encontro, o secretário Xiol também apresentou toda a sinalização que será implantada na região central e nas vias de acesso e como será a circulação dos veículos.